Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Ordem dos Psicólogos pondera Congresso Nacional em Coimbra

Em dia de encontros com colegas de Coimbra, para perceber desafios e criar espaços de diálogo e solução, dirigentes nacionais e locais reuniram também com a Câmara de Coimbra

Dirigentes regionais e nacionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), incluindo a bastonária Sofia Ramalho, contactaram ontem com instituições de Coimbra, das áreas da saúde, social e académica, numa iniciativa de proximidade com colegas numa altura em que a profissão enfrenta vários e novos desafios. Uma reunião com o presidente da Câmara abriu a possibilidade de realização em Coimbra, no próximo ano, do Congresso Nacional dos Psicólogos Portugueses.

No âmbito da “renovada” iniciativa OPP + Próxima, os dirigentes visitaram a Unidade Local de Saúde, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

No final do dia, já sem a presença da bastonária, o presidente da Delegação Regional do Centro da OPP resumiu a jornada, que permitiu a oportunidade de estar com colegas, falar de desafios, partilhar preocupações e criar espaços de solução e de diálogo. Em declarações ao Diário de Coimbra, Sérgio Viana falou de problemas normais que vão surgindo numa profissão que está a crescer, com cada vez mais psicólogos, quase 30 mil a nível nacional. No Centro também aumenta, em colegas e futuros colegas.

O que a Ordem pretende é trabalhar de forma muito próxima, perante «novas áreas da Psicologia que se estão a abrir» e «novos desafios, inclusivamente a Inteligência Artificial e novas tecnologias, que se procuram integrar, exigindo uma grande capacidade de adaptação».

Se surge, de certa forma, a ideia de que as pessoas podem ser substituídas pelas tecnologias, a OPP adota uma linguagem diferente, acreditando que é possível «acrescentar valor com a Inteligência Artificial». Se calhar, ponderou, a Psicologia será mais valiosa «com apoio da IA do que sem ela».

A visão dos dirigentes da OPP é trabalhar de forma pró-ativa com todos, também com uma ideia de transversalidade a nível etário, com a Ordem igualmente acessível para todos, partilhou Sérgio Viana, ao resumir a mensagem ontem passada nos encontros com colegas.

A iniciativa OPP + Próxima é para continuar e Coimbra tem um papel de destaque. «Hoje [ontem] houve uma reunião» com o presidente da Câmara, José Manuel Silva, para projetar «algo que é muito importante para os psicólogos». Sem querer avançar com muitas informações, Sérgio Viana deixou perceber que há negociações para a realização em Coimbra, em 2026, do Congresso Nacional dos Psicólogos.

Entretanto, divulgou, irá realizar-se em Seia, a 13 e 14 de junho, a conferência “Bem-estar psicológico”, numa lógica de descentralização, levando a ciência psicológica a pontos do país fora do que é comum.

Além da bastonária Sofia Ramalho, integraram a comitiva da OPP os dirigentes nacionais Daniel Teixeira Coelho, Alexandra Antunes e Tiago Pimentel, e os dirigentes regionais Sérgio Viana, Inês Guiomar, Catarina Calado e Alcino Silva.

Abril 2, 2025 . 10:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right