Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

“Pensar fora da caixa”: Feira do Emprego mostra importância da nova geração

Interesse em apoiar os jovens e em vencer em novos mercados faz com que a inovação passe pela nova geração. Os mais velhos, porém, continuam a ser valorizados

O IPC Job Summit trouxe a Coimbra mais de 60 empresas e entidades que procuram renovar a sua “frota” com jovens empreendedores e com novas caraterísticas, principalmente a proatividade. Com uma oferta vasta de mais de dois mil alunos “por onde escolher”, o evento posiciona-se como um momento de referência dentro da área do ensino superior e do mercado de trabalho.

A aposta no futuro é feita todos os anos, sempre com olhos numa renovação de pessoal sustentável e rentável para todos os envolvidos. Apesar de ser uma “feira do trabalho”, uma das particularidades que o IPC Job Summit apresenta é a de fornecer ferramentas de tutoria e de “networking” entre entidades profissionais e alunos, que se começam a preparar para enfrentar um mercado de trabalho que, por vezes, se apresenta implacável. É aqui que os fatores diferenciadores entram em ação.

Por entre stands que se enchem de estudantes em busca de “respostas” e oportunidades, os conselhos variam de área para área, mas alguns acabam transversais. De entre estes, a palavra que mais se ouve é “proatividade”.

“Há uma tendência para pensar que o CV é tudo, mas não. É preciso proatividade e disponibilidade”

«No Grupo Remax White temos várias oportunidades disponíveis», começa por referir Beatriz Lopes, representante da entidade na feira, continuando, «o mercado de trabalho, neste momento, pede pessoas que tenham experiência, mesmo que não seja pela via profissional. Há uma tendência para pensar que o CV [Curriculum Vitae] é tudo, mas não. É preciso proatividade e disponibilidade». Para Beatriz, esta «experiência» não necessita de vir diretamente do meio profissional, aconselhando os jovens a fazerem parte de jovens empresas e de ações de voluntariado (entre outras atividades) que «acabam por ser mais valorizadas», em comparação com alguém que apenas apresente um currículo.

Na Lugrade, outra das empresas presentes que está em busca de “sangue novo” para Coimbra, Inês Sabanês, que faz parte do departamento de comunicação, menciona a necessidade de analisar as características de cada entidade, no momento da contratação. «Apesar de ser relativamente nova aqui, vejo que a Lugrade é uma marca de bacalhau, ou seja, um produto nacional e com tradição», começa, defendendo, ainda, que é preciso «passar o bacalhau às pessoas mais novas», traduzindo esta situação para uma busca constante pela «inovação» e por profissionais «multidisciplinares».

Este é um evento que pauta pela qualidade das empresas e que já se tornou um marco para os estudantes

Juliana, aluna do segundo ano de Comunicação Organizacional, afirma que esta é «uma grande oportunidade» porque fornece a possibilidade de esclarecer dúvidas sobre determinadas empresas e, simultaneamente, facilita o contacto com profissionais. «Chegamos a uma altura onde começamos a pensar no que vamos trabalhar no futuro e nos estágios. [Este evento] facilita imenso».

Empresas querem fazer Coimbra crescer no panorama nacional

Com a Zona Centro a ganhar novas dinâmicas e uma nova importância no panorama nacional, o IPC Job Summit procura focar a sua atenção em Coimbra e naquilo que a cidade pode oferecer. Apesar de ainda não ser uma realidade, os olhos estão postos na estação intermodal e no futuro da linha de alta velocidade que pretende ligar os “extremos” do país, dando especial destaque à ligação Porto-Coimbra-Lisboa.

José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra, destacou que, «daqui a pouco tempo», Coimbra estará ligada a dois aeroportos por apenas «30 minutos para norte e 25 minutos para sul», tornando a cidade num polo perfeito para a fixação de empresas e jovens.

Deste modo, eventos como o IPC Job Summit são «fulcrais» para o sucesso da cidade no futuro, garantido empregabilidade e atratividade para os mais novos.

Sara Proença, diretora da INOPOL Academia de Empreendedorismo (coorganizadora do evento), relembra que o projeto se tornou um «marco da academia e do empreendedorismo», considerando-o um momento muito importante para o desenvolvimento sustentável do tecido empresarial.

Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), relembra a missão da instituição em ser a «escola do território», num ponto de vista de ajudar a desenvolver a região, uma missão que considera estar a ser «um sucesso».

Abril 2, 2025 . 08:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right