Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Soure recebe jovens talentos na Taça da Europa de Boulder

Soure recebe, nos dias 26 e 27 de abril, a Taça da Europa de Escalada de Bloco para os escalões sub-17 e sub-19, num certame que reunirá cerca de 300 jovens atletas oriundos de aproximadamente 25 nações

Soure será o epicentro da escalada europeia, nos dias 26 e 27 de abril, ao acolher a Taça da Europa de Escalada de Bloco para os escalões sub-17 e sub-19. O evento, que reunirá cerca de 300 jovens atletas oriundos de aproximadamente 25 nações europeias, promete, mais uma vez, ser um marco desportivo de grande expressão internacional.
Esta será a nona edição de uma das competições mais prestigiadas do circuito europeu de escalada jovem e reveste-se de especial importância para a Federação Portugue­sa de Escalada de Competição (FPME). Dois anos após ter obtido o estatuto de utilidade pública desportiva, a FPME aposta fortemente neste evento, inserido no panorama das modalidades olímpicas desde os Jogos de Tóquio 2020.
A competição contará com a presença de alguns dos melhores jovens escaladores europeus, o que contribuirá para elevar ainda mais o nível competitivo e o prestígio da prova.
Entre os atletas portugueses em destaque estará Natércia Crisanto, a primeira atleta nacional a alcançar as meias-finais numa prova da Federação Internacional de Escalada Desportiva (IFSC), mérito que lhe valeu a integração no Projeto Olímpico. A jovem, que representa o Clube de Montanha da Figueira da Foz, mostra-se entusiasmada com a competição.
«Estou com grandes expectativas para competir nesta Taça. Não sinto pressão acrescida por estar a competir em casa, para mim será igual às restantes competições da IFSC. Há responsabilidade, claro, mas sem pressão. Sinto-me bem fisicamente e estou muito confiante», referiu
A confiança é tal que Natércia não esconde a ambição: «Gostava muito de chegar a uma final internacional. E, se for já em Soure, melhor ainda».
Quem melhor compreende o impacto deste evento é Alberto Cruz, presidente da FPME e principal rosto da organização da prova em Portugal. «Começámos a organizar esta Taça há 10 anos, numa altura em que já éramos reconhecidos internacionalmente pela IFSC, mas ainda lutávamos pelo estatuto de utilidade pública em Portugal. Este evento nasceu da vontade e visão de um grupo de dirigentes federativos e de clubes de escalada. É um enorme orgulho chegar à nona edição desta bonita história, que apenas teve uma interrupção durante o período da pandemia», referiu o dirigente.
Alberto Cruz acredita que se está «numa fase crucial da escalada em Portugal». «Muitos jovens estão a afirmar-se e a evoluir graças ao seu esforço, ao trabalho dos clubes e ao apoio das famílias e da federação. Não sabemos se isso se refletirá já em resultados, mas temos a certeza de que o sucesso organizativo está garantido e que daremos mais um passo firme no crescimento e consolidação da escalada em Portugal», frisou.
Desde a sua integração no programa olímpico, a escalada, sobretudo na vertente indoor de lazer, tem registado um crescimento exponencial em Portugal. A organização desta etapa da Taça da Europa está a cargo da FPME, com o apoio da Câmara Municipal de Soure e dos clubes filiados.

Abril 2, 2025 . 07:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right