
APCC lança "Retratos de Vida Independente"
“Retratos de Vida Independente”. Assim que chama o livro que será lançado na próxima terça-feira pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), pelas 15H00, no Café Concerto do Convento São Francisco. Trata-se de uma obra que fixa em palavras e imagens um momento crucial da vida de 13 destinatários do Serviço de Apoio à Vida Independente da instituição: em pleno decurso do projeto-piloto que, a partir de 2019, passou a permitir a disponibilização de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade, pela primeira vez em Portugal.
Os autores do livro, Graça Barbosa Ribeiro, responsável pelos textos, e João Hasselberg, que fez as fotografias estarão presentes na sessão, assim como os protagonistas do livro.
A cerimónia será uma oportunidade para discutir o percurso realizado até chegar ao livro, desde as entrevistas que conduziram à obra até o caminho percorrido desde que, em 2024, os serviços de apoio à Vida Independente foram constituídos enquanto resposta social. «Em particular, falar-se-á da melhoria efetiva do modo de vida do conjunto de destinatários apoiados ao longo de seis anos, mas também de conquistas ainda por garantir», confirmou a APCC.
O Serviço de Apoio à Vida Independente é uma resposta social da APCC, que tem como objetivo garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania. Neste âmbito, assegura a disponibilização de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades de vida diária e de mediação em contextos diversos que, em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, estas não possam realizar por si próprias.
A cerimónia de lançamento do livro “Retratos de Vida Independente” (editado com o apoio do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação) é coorganizada pela APCC, o Município de Coimbra/Convento São Francisco e a Blue House. Faz parte das comemorações dos 50 Anos da APCC, que se realizam ao longo do ano.