
“Coimbra Sem Margens” leva jovens à descoberta de Coimbra
O Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste (AECO) desenvolveu, durante o dia de hoje, uma “pausa letiva” onde dinamizou várias atividades que uniram a comunidade das escolas e jardins de infância em torno de uma «celebração da cidade». Sob o projeto “Coimbra Sem Margens”, englobado no Projeto Cultural do AECO, procurou-se «desenvolver e concretizar saberes e capacidades formativas globalizantes».
Com três eixos principais em torno da cultura, atividade física e compreensão da cidade (em termos patrimoniais e sociais), a manhã foi dedicada a celebrar os 500 anos de Camões – através de palestras, exposições, concursos, visitas – tanto no espaço escolar como fora deste, já a tarde foi preenchida com atividades lúdicas no exterior - passeio entre Parque Verde e Praça 8 de Maio, com passagem entre margens pela ponte pedonal Pedro e Inês e posterior realização de uma “flashmob” na Praça 8 de Maio). Em simultâneo com o atravessar da ponte, as embarcações do desporto escolar fizeram a travessia entre margens pelo rio Mondego.
O objetivo desta atividade foi mostrar a cidade em todas as suas vertentes, desde o seu património cultural e arquitetónico, até todas as dinâmicas sociais, de modo a fornecer novas experiências e aprendizagens de contextos distintos. Através de diversas interações dinâmicas, preparadas com a ajuda de vários parceiros presentes na comunidade, e em locais distintos da cidade. Esta dinamização promoveu, ainda, uma “aproximação” das margens, com o intuito de quebrar barreiras e ligar a cultura, tradição, o património e as pessoas.
Todas as turmas foram envolvidas na definição e planificação das atividades desenvolvidas.