
CTCV e Museu Machado de Castro vão fazer réplicas de peças museológicas para cegos
O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) vai reproduzir modelos de algumas peças do acervo do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC) que ajudarão as pessoas com deficiência visual a usufruírem melhor do muito que está exposto naquele espaços museológico. Este desafio, firmado através da assinatura de um protocolo entre ambas as entidades, surge no âmbito de um projeto de acesso à cultura para pessoas com deficiência visual, no qual o museu é entidade interveniente.
Assim, neste momento, e no âmbito desta parceria, já foi desenvolvido e implementado um processo inovador que permitiu fazer a réplica de uma primeira obra: o modelo em terracota da Estátua Equestre do Rei D. José, da autoria de Machado de Castro.
De acordo com o CTCV, o processo incluiu três fases: digitalização 3D da obra, a revisão do modelo 3D por modelação computacional e a impressão 3D em pedra cimentícia.

O protocolo que formaliza esta parceria foi recentemente assinado por Jorge Marques dos Santos Sousa, António Sousa Lamas e Sandra Costa Saldanha, representantes do CTCV e do Museu Machado de Castro. O objetivo do documento é colocar ambas as entidades a «colaborarem na “capitalização das respetivas competências científicas, técnicas, materiais e humanas para a realização de atividades e projetos de interesse comum», confirma o CTCV em comunicado.
Ambas comprometem-se «comprometem-se a estabelecer uma cooperação logística, possibilitando o benefício do potencial instalado em cada uma das entidades, relativo a equipamentos específicos para desenvolvimento de materiais pedagógicos destinados a pessoas com deficiência visual, como sejam os meios tecnológicos de reprodução de informação em suportes adequados».
No âmbito da sua missão, incumbe ao CTCV “prestar apoio técnico e tecnológico ao MNMC e contribuir para a investigação aplicada e para a endogeneização do conhecimento através da tecnologia e a execução de réplicas de peças museológicas do MNMC, em modelo 3D”, nomeadamente “réplicas de peças museológicas”.
Ao MNMC compete “assegurar serviços de tradução e produção de textos em braille” e a “disponibilização de recursos humanos e técnicos, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos do CTCV” e “cooperar noutros projetos de investigação e de inovação em áreas relevantes para as entidades”.
O CTCV é um Centro de Tecnologia e Inovação e tem o apoio do PRR, da República Portuguesa e da NextGenerationEU.
