
João Nuno Calvão da Silva é mandatário distrital de Marques Mendes para as Presidências 2026
João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni foi ontem apresentado, no Hotel D. Luís como primeiro mandatário distrital de Luís Marques Mendes para as eleições presidenciais, a decorrer no próximo ano.
«É uma escolha que traduz o espírito desta candidatura: seriedade, pensamento próprio e compromisso com o serviço público. A sua adesão é um gesto que muito valorizo», confirmou Marques Mendes, numa publicação que fez nas suas redes sociais, apontado as qualidades do seu primeiro mandatário como «pessoa séria, íntegra, de caráter, com uma enorme generosidade e uma enorme solidariedade».
A «qualidade política» do professor da Faculdade de Direito foi também elogiada pelo candidato, que enalteceu ainda a «juventude» que caracteriza João Nuno Calvão da Silva, sem, no entanto, deixar de admitir que esta escolha tem também um caráter simbólico e de homenagem a um grande amigo de Marques Mendes, Calvão da Silva, pai do seu agora mandatário.
João Nuno Calvão da Silva não escondeu a honra em assumir esta função, que enaltece Coimbra e a Universidade de Coimbra, acreditando que Marques Mendes será a melhor escolha para o país, a Europa e o mundo.
Durante a sessão de ontem foi também apresentada a Comissão de Honra da candidatura, composta por Amílcar Falcão (reitor da UC), Paulo Barradas (presidente da Bluepharma) , Jonatas Machado (diretor da FDUC), Isabel Damasceno (presidente da CCDRC), Manuel Antunes (médico e professor universitário); José Manuel Cardoso da Costa (ex-presidente do Tribunal Constitucional); e os professores universitários João Paulo Barbosa de Melo, Fernando Alves Correia, Licínio Lopes, Alfredo Castanheira Neves e Manuel Porto.