Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

União 1919 e IPC partilham espaços e conhecimentos

Protocolo Clube União 1919 e Instituto Politécnico de Coimbra com benefícios mútuos em parceria que promove a prática desportiva

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e o Clube União 1919 firmaram ontem um protocolo de cooperação, com vantagens mútuas. É uma parceria “win-win”, considerou Jorge Conde, reforçando as palavras de Fernando Soares, que vê no acordo uma forma de «agregar pessoas».

O protocolo, que fortalece a ligação do IPC ao território, tem como objetivo a promoção da prática desportiva junto dos estudantes, que poderão beneficiar da utilização da infraestrutura desportiva do União. A parceria inclui a cedência das instalações desportivas da coletividade para treino da seleção de futsal do IPC e para outros eventos desportivos, além da realização de estágios curriculares de diferentes áreas (por exemplo Desporto, Comunicação, Fisioterapia ou Ciências Biomédicas).

Está também prevista a colaboração em projetos de investigação científica e a promoção da oferta formativa do IPC junto dos atletas e dirigentes do clube.  Válido por um ano, com possibilidade de renovação, o acordo vai ao encontro da «aposta grande» que o IPC faz no desporto, assinalou Jorge Conde, com o presidente do Politécnico a notar que, embora não tenha instalações físicas, a instituição tem uma política definida para esta área. E também quer estar ligada ao território, objetivo que é igualmente cumprido no documento.

Antes de referir os «excelentes resultados» dos estudantes do IPC no desporto universitário, Jorge Conde destacou o pormenor da inclusão do futebol feminino. «É importante» e «um sinal de resposta às necessidades da população estudantil», frisou, porque «a maioria» desta população é feminina.

O Clube União 1919 «é muito forte no futebol feminino, com equipas de sub-12, sub-15 e sub- 19», observou Fernando Soares (Maná). Para o presidente do clube, a parceria vai agregar pessoas, entre as quais jovens do União e atletas do IPC, perspetivando melhor formação em termos técnicos, científicos e desportivos.

Sobre a parceria firmada, Ana Ferreira, vice-presidente do IPC com a responsabilidade da área do desporto, considera que vai permitir que os estudantes-atletas do Politécnico «possam beneficiar de mais condições para a sua preparação desportiva», e contribui para «fortalecer as relações entre a comunidade académica e esta estrutura importante da cidade». Citada em nota de imprensa, vê também no protocolo «um exemplo claro do compromisso do IPC em proporcionar aos seus estudantes uma formação integral, que inclui a prática desportiva como um fator de bem-estar e qualidade de vida».

O IPC tem, na área desportiva, parcerias com a AAC/OAF, Esperança Atlético Clube, Clube Ténis de Coimbra, Rugby da Agrária e Centro Social S. João. Ontem, no final da assinatura, Jorge Conde acrescentou o objetivo de passar a imagem do Politécnico, com foco nas idades sub-17, na «população de potenciais candidatos» à formação do IPC.

Abril 3, 2025 . 06:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right