
Mais velha estudante da Universidade de Coimbra foi homenageada
Maria de Lourdes Velindro de Carvalho, a mais velha antiga estudante da Universidade de Coimbra, com 105 anos, foi hoje homenageada na Casa dos Pobres, numa cerimónia promovida pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC) em que foram celebrados os 71 anos da "Segunda Tomada da Bastilha".
Coube a Mário Velindro, presidente do ISEC e primo da homenageada, traçar, durante a sessão o perfil da homenageada, apresentando várias fotografias dos tempos de Maria de Lourdes nos seus tempos de estudante, assim como um vídeo no qual envia um abraço à Universidade de Coimbra.
Nascida em Coimbra, a 11 de março de 1920, Maria de Lourdes Velindro de Carvalho é filha de Raúl Velindro, «respeitada figura da cidade, que tinha uma barbearia na Praça da República». Viria a matricular-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e licenciou-se em 1942 em Filologia Clássica, tendo enveredado pelo ensino e iniciado a carreira docente no Colégio Rainha Santa Isabel. A homenageada casou-se com um jovem de Tomar e foi viver para aquela cidade, tendo, depois lecionado em várias escolas públicas. Aposentou-se em 1982 e foi viver para Faro, onde reside.
Maria de Lourdes Velindro de Carvalho é o símbolo e a memória de vários antigos estudantes que viveram a "Segunda Tomada da Bastilha", ocorrida a 4 de abril de 1954, quando um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra decidiu repetir o que havia sido feito 34 anos antes, ocupando o "Clube dos Lentes" para exigir melhores instalações para a Associação Académica.
Entre eles estavam Fernando Mendes Silva, então presidente da AAC, que viria a ser presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Académica OAF, mas também Viriato Moura, Júlio Serra e Polybio Serra e Silva, um dos fundadores da AAEC, falecido em 2022.
A escolha da Casa dos Pobres para a cerimónia de hoje não foi inocente, uma vez que se trata de «uma instituição muito acarinhada pela Academia e fundada e dirigida pelo advogado Alfredo Fernandes Martins, líder da Tomada da Bastilha em 1920. Hoje, foram evocados todos os protagonistas de ambas das "Tomadas da Bastilha", numa cerimónia que contou com a presença de João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da UC, assim como também o Dux Veteranorum, Matias Correia, e Carina Duarte, vice-presidente da AAC.