Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Melhor escola pública em 33.º lugar no ranking

Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, surge em 10.º lugar (tabela das escolas públicas), com 12,8 valores nos 706 exames realizados

Os alunos dos colégios voltam a ter melhores resultados nos exames do secundário, com a primeira pública a surgir apenas em 33.º lugar de uma tabela nacional em que os estabelecimentos públicos localizados no norte ficam melhor na fotografia, de acordo com o ranking elaborado com os critérios definidos pela agência Lusa (escolas onde tenham sido realizadas pelo menos 100 provas).

O Grande Colégio Universal, no Porto, lidera este ano a tabela realizada pela Lusa, que contabiliza apenas as 525 escolas que no verão do ano passado realizaram pelo menos 100 exames do secundário.

Os alunos do Colégio Universal fizeram 191 provas e a média foi de 16,51 valores, não muito distante da média interna atribuída pelos professores do colégio ao trabalho realizado pelos seus alunos ao longo do ano (17,04 valores).

As 10 escolas com melhores classificações médias voltam a ser nomes já conhecidos que, noutros anos, chegaram a ocupar o primeiro lugar das tabelas como o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que agora aparece em 2.º lugar com 16,42 valores, o Colégio Efanor, em Matosinhos (3.º lugar com 16,36 valores), ou D. Diogo de Sousa, em Braga (4.º lugar com 15,91 valores). Em 5.º lugar aparece a primeira escola da zona de Lisboa, o Colégio de S. Tomás, seguido do Salesianos de Lisboa - Colégio Oficinas de São José e o Colégio Campo de Flores, em Almada.

Num universo de 448 escolas públicas e 76 privadas, é preciso descer até ao 33.º lugar para encontrar a primeira pública com melhor média nacional: a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis.

Nesta tabela (escolas públicas), a Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, surge em 10.º lugar, com 12,8 valores nos 706 exames realizados. A nível geral, a escola de Coimbra está na 51.ª posição.

Por oposição, no final da tabela geral, com as médias nacionais mais baixas, surgem nove escolas públicas e uma privada. A Escola Secundária da Baixa da Banheira, surge este ano no fim da tabela (lugar 524) e a Escola Secundária Jaime Cortesão (514.ª posição) com uma média de 8,6 valores.

Mais escolas públicas com média negativa

A média nacional dos exames do secundário realizados em 2024 manteve-se praticamente inalterada em relação ao ano anterior, mas duplicaram as escolas públicas com média negativa, segundo uma análise da Lusa a dados da tutela.

Num universo de 448 escolas públicas “chumbaram” 60, mais do dobro do ano anterior (25 escolas). Já entre os 76 colégios “chumbaram” quatro (5,3%), mais um do que em 2023.

9.º ano: Colégio Rainha Santa em 6.º lugar

O Colégio Rainha Santa Isabel surge em 6.º lugar na tabela das provas nacionais do 9.º ano com uma média de 4,1 valores. Ao nível das escolas públicas, a D. Maria aparece em 7.º (62.º na geral) com 3,7 valores. A média nacional melhorou, mas a maioria das escolas não chegou à positiva.Os resultados de Português desceram ligeiramente, mas subiram as notas a Matemática, que contribuíram para a melhoria global da média nacional, de 2,79 para 2,91

Colégio Rainha Santa
Colégio Rainha Santa
Abril 4, 2025 . 09:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right