Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

“A Fábrica das Sombras” impõe uma viagem pelos sentidos

Solo show da Anozero abriu no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com instalações dos artistas Janet Cardiff e George Bures Miller. A intensidade da bienal, disse Carlos Antunes, advém da ideia de fim a cada edição

Centenas de pessoas entraram ontem no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova na abertura de “A Fábrica das Sombras”, solo show que a Anozero promove entre bienais. A exposição monográfica, com trabalhos dos canadianos Janet Cardiff e George Bures Miller, cumpre a anunciada promessa de imersão em emoções e sensações.
Com curadoria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), e apoio da Universidade e Câmara de Coimbra, a mostra reúne cerca de uma dezena de trabalhos dos dois artistas, reconhecidos pelas suas instalações sonoras multimédia imersivas. Pela primeira vez em Portugal, Janet Cardiff revelou-se, na receção aos primeiros visitantes, encantada com o espaço da exposição, num imóvel que é «um tesouro», com palavras de simpatia para Coimbra.
É a «melhor cidade do mun­do», disse, em cumprimento ao presidente da Câmara, com uma frase que o autarca costuma repetir.

Antes, Carlos Antunes, diretor do CAPC, refletiu sobre a «intensidade» de cada bienal, associando-a à ideia de fim a cada edição da Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. A intensidade estará relacionada com a ideia envolvente de que será a última. Mas, diria em declarações ao Diário de Coimbra no início da mostra, é «uma espécie de Fénix, todos os anos se incendeia e todos os anos renasce». Uma expressão que o presidente da Câmara José Manuel Silva sublinhou, acreditando que a cada ano a Bienal se irá superar.

Abril 6, 2025 . 09:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right