
Elevador do Mercado no limite da vida útil
Inaugurado em 2001, o “Elevador do Mercado”, que liga a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes à Rua Padre António Vieira, está no «limite da sua vida útil», exigindo atualmente «muita manutenção», confirma a Câmara de Coimbra.
Consequente, registam-se períodos de interrupção no equipamento explorado pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
No seguimento do alerta de um leitor, de que o elevador estaria encerrado há cerca de dois anos, desde maio de 2023, o Diário de Coimbra contactou a Câmara Municipal, recolhendo informações sobre o funcionamento do equipamento.
Depois de desativado para reparação, o Elevador do Mercado retomou o normal funcionamento a 10 de janeiro de 2023. Nesse mesmo ano, em novembro, foi desativado entre os dias 6 e 10, para trabalhos de manutenção, reabrindo no dia 17. Os momentos de paralisação, diga-se, foram sempre divulgados publicamente, esclarece a Câmara de Coimbra.
«Não é verdade que o Elevador do Mercado esteja "há cerca de dois anos" encerrado», sublinha a Câmara, em resposta, ao notar que «esteve sempre em funcionamento, excetuam-se, efetivamente, os momentos de manutenção e de inspeção obrigatória, que são feitos com frequência, dada a idade do equipamento».
Equipamentos precisam de muita manutenção
De acordo com a autarquia, os elevadores «são equipamentos antigos, que necessitam de muita manutenção, estando no limite da sua vida útil». O equipamento municipal é composto por dois elevadores, «um vertical nos primeiros 20 metros» e o outro «em plano inclinado até ao topo, aos 51 metros».
Considerado fundamental para o fluxo de pessoas entre a Baixa e a Alta da cidade, funciona das 7h30 às 21h00, de segunda-feira a sábado, e das 10h00 às 21h00, aos domingos e feriados. É acessível com qualquer título de transporte SMTUC válido e para quem tiver o passe especial “Cartão Centro Histórico”.|