Areaclientedc
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub

Faleceu baterista Clem Burke dos Blondie aos 69 anos

Músico norte-americano morreu em consequência de um cancro

O músico norte-americano Clem Burke, baterista dos Blondie, morreu hoje aos 69 anos, em consequência de um cancro, revelou a banda rock em comunicado.

“O Clem não era apenas um baterista, era o pulsar do coração dos Blondie. O seu talento, a energia e a paixão pela música eram inigualáveis e o contributo para a nossa sonoridade e sucesso são imensuráveis”, afirmou a banda na página oficial.

Pioneiros da new wave nova-iorquina, os Blondie foram formados em 1974 pela cantora Debbie Harry e pelo guitarrista Chris Stein, que puseram um anúncio no jornal Village Voice à procura de um baterista.

Foi assim que Clement Burke, que faria 70 anos em novembro, entrou para os Blondie, gravando todos os álbuns e mantendo-se como baterista, mesmo depois do hiato de mais de uma década na banda.

Durante a pausa na carreira dos Blondie, nos anos 1980 e 1990, Clem Burke tocou com músicos como Bob Dylan, Pete Townshend, Iggy Pop, Ramones, Joan Jett e os Eurythmics.

“Em 1998, Clem foi uma peça fundamental para o regresso dos Blondie e para a gravação de um novo álbum [‘No Exit’], do qual fazia parte o single ‘Maria’”, lê-se na biografia dedicada ao músico na página dos Blondie.

De acordo com a BBC, Clem Burke esteve envolvido num projeto de longa duração sobre os efeitos físicos e psicológicos de tocar bateria – comparáveis aos de um atleta profissional -, tendo sido criado em 2008, a esse propósito, o Clem Burke Drumming Project.

Em 2011, Clem Burke recebeu um doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de Gloucestershire, no Reino Unido.

Segundo a BBC, o último concerto de Clem Burke com os Blondie foi no verão de 2024 no festival Belsonic, na Irlanda do Norte, no qual o baterista vestia uma camisola com referência ao CBGB, o clube que é designado "o berço do punk rock" em Nova Iorque, onde os Blondie começaram a atuar nos anos 1970.

Abril 7, 2025 . 17:29

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right