Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

João Almeida continua a liderar Volta ao País Basco após vitória de Ben Healy

O português da UAE Emirates chegou no 19.º lugar, a 01.48 de Healy

O ciclista irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost) venceu hoje, após mais de 150 quilómetros em fuga, a quinta etapa da Volta ao País Basco, que continua a ser liderada pelo português João Almeida (UAE Emirates).

Para conquistar a nona vitória da carreira, o corredor de 24 anos integrou a fuga do dia e distanciou-se dos seus companheiros de jornada a mais de 56 quilómetros de Guernica, cortando a meta isolado, no final dos 172,3 quilómetros desde Urduña, com o tempo de 03:55.57 horas.

Numa jornada tranquila para o camisola amarela João Almeida, o francês Axel Laurance (INEOS) atacou do pelotão nos derradeiros quilómetros para ser segundo, a 01.47 minutos, com o italiano Simone Velasco (Astana) a ser terceiro, um segundo depois, na frente do grupo principal.

O português da UAE Emirates chegou no 19.º lugar, a 01.48 de Healy, e manteve as diferenças na geral, tendo os alemães Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step) e Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) na segunda e terceira posições, respetivamente, a 30 e 38 segundos.

Ainda não estavam decorridos 20 quilómetros da quinta etapa quando um grupo de classe se juntou na frente de corrida: além de Healy, foram para a fuga o seu colega Alex Baudin (EF Education-EasyPost), os também franceses Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Warren Barguil (Picnic PostNL) e Julian Alaphilippe (Tudor), e o basco Pello Bilbao (Bahrain Victorious).

O homem da casa foi o mais aplaudido da tirada, mas foi o combativo ciclista da EF Education-Easy o protagonista, ao atacar a mais de 56 quilómetros da meta para nunca mais ser alcançado - festejou a sua segunda vitória no WorldTour e tornou-se no primeiro irlandês desde Stephen Roche, há 36 anos, a vencer uma etapa na ‘Itzulia’.

Na aproximação à meta, foram vários os ataques à liderança de João Almeida, nomeadamente de Lipowitz, mas o português, bem apoiado por Isaac del Toro e Marc Soler, o líder da classificação da montanha, chegou sem percalços à meta.

O corredor de 26 anos está a 153,4 quilómetros - com início e final em Eibar e sete contagens de montanha no percurso, incluindo três de primeira – de se tornar, no sábado, o primeiro português a conquistar a Volta ao País Basco em 64 edições.

Abril 11, 2025 . 17:09

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right