Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Primeiras cepas plantadas no Feriado Municipal

Dia do Município contou com uma sessão solene, visita à requalificada EN 344 e terminou na futura vinha no Vale do Zêzere. Primeiras cepas foram plantadas com a ajuda dos secretários de Estado e convidados

Pampilhosa da Serra assinalou o feriado municipal com a habitual sessão solene, mas desta vez os governantes convidados -os secretários de Estado da Administração Local e Ordenamento, Silvério Regalado, e das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo -, foram desafiados a plantar videiras no novo projeto de vinhas na Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) da Travessa.

Com o Rio Zêzere a serpentar a terra, as primeiras videiras já estão a enraizar nos socalcos preparados pelo município da Pampilhosa e ontem, no Dia do Município, o presidente da Câmara, Jorge Custódio, lançou o desafio para que calçassem as botas e deixassem a sua “marca” neste projeto «inovador».

«Eu sei que muitos pensam que plantar vinhas ou produzir vinho não é uma responsabilidade da Câmara Municipal. E, de facto, não é. Mas aqui temos de ser arrojados e motores de arranque para a mudança», afirmou Jorge Custódio, durante a sessão solene.

Se em tempos o medronho foi o «catalisador» para investimento privado, o autarca espera que haja o «envolvimento de privados» neste projeto que pretende dotar estes territórios de uma maior resiliência contra os incêndios, promovendo a valorização económica e social.

Secretários de Estado e convidados plantaram as primeiras videiras num projeto inovador no Vale do Zêzere

Presente na sessão solene, Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, elogiou o «dinamismo» e o «empenho» investidos num território com «qualidade de vida e futuro», nomeadamente, com este projeto que «transforma a floresta num ativo e não num passivo».

Da natureza à tecnologia, o presidente da Câmara destacou ainda o novo espaço de coworking e incubadora de empresas, denominada CETTE (Centro de Tecnologia da Terra e do Espaço), que está a nascer no centro da Pampilhosa da Serra para «receber empresas tecnológicas, sobretudo do setor aeroespacial».

«Como ex-autarca estou bem ciente que é urgente valorizar o interior, com medidas políticas e investimentos», salientou o secretário de Estado de Administração Local e Ordenamento, Silvério Regalado, durante a sessão solene.

«As acessibilidades continuam a ser uma das grandes barreiras ao desenvolvimento dos territórios do interior e sabemos que sem estradas dignas e transportes eficazes, nenhuma estratégia de fixação de pessoas poderá ter sucesso», realçou.

Como é habitual, a sessão solene contou com a entrega de medalhas honoríficas a três personalidades pelo seu valor e altruísmo: Cristina Oliveira, delegada regional de Educação do Centro; Carlos Luís Tavares, comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, e António João, um mestre da concertina.

EN 344 concluída, mas para a 2.ª fase, secretário das Infraestruturas diz que “é preciso ter paciência”

Após a sessão solene, o município realizou uma visita oficial à renovada Estrada Nacional (EN) 344, «ambicionada durante anos pelos pampilhosenses», disse o presidente da Câmara. Durante o discurso oficial apelou junto do secretário das Infraestruturas para que se avance com a 2ª fase da obra, entre Maria Gomes e a Amoreira, apesar do Governo de gestão. Em resposta, o secretário de Estado das Infraestruturas apelou à «paciência» do autarca. «Reconhecer o mérito dos pedidos que me fez, mas dizer-lhe que há muito Portugal que precisa de renovações e requalificações rodoviárias (...) teremos que ser pacientes neste objetivo de continuar a melhor as estradas».

Abril 11, 2025 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right