
Primeiras cepas plantadas no Feriado Municipal
Pampilhosa da Serra assinalou o feriado municipal com a habitual sessão solene, mas desta vez os governantes convidados -os secretários de Estado da Administração Local e Ordenamento, Silvério Regalado, e das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo -, foram desafiados a plantar videiras no novo projeto de vinhas na Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) da Travessa.
Com o Rio Zêzere a serpentar a terra, as primeiras videiras já estão a enraizar nos socalcos preparados pelo município da Pampilhosa e ontem, no Dia do Município, o presidente da Câmara, Jorge Custódio, lançou o desafio para que calçassem as botas e deixassem a sua “marca” neste projeto «inovador».
«Eu sei que muitos pensam que plantar vinhas ou produzir vinho não é uma responsabilidade da Câmara Municipal. E, de facto, não é. Mas aqui temos de ser arrojados e motores de arranque para a mudança», afirmou Jorge Custódio, durante a sessão solene.
Se em tempos o medronho foi o «catalisador» para investimento privado, o autarca espera que haja o «envolvimento de privados» neste projeto que pretende dotar estes territórios de uma maior resiliência contra os incêndios, promovendo a valorização económica e social.
Secretários de Estado e convidados plantaram as primeiras videiras num projeto inovador no Vale do Zêzere
Presente na sessão solene, Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, elogiou o «dinamismo» e o «empenho» investidos num território com «qualidade de vida e futuro», nomeadamente, com este projeto que «transforma a floresta num ativo e não num passivo».
Da natureza à tecnologia, o presidente da Câmara destacou ainda o novo espaço de coworking e incubadora de empresas, denominada CETTE (Centro de Tecnologia da Terra e do Espaço), que está a nascer no centro da Pampilhosa da Serra para «receber empresas tecnológicas, sobretudo do setor aeroespacial».
«Como ex-autarca estou bem ciente que é urgente valorizar o interior, com medidas políticas e investimentos», salientou o secretário de Estado de Administração Local e Ordenamento, Silvério Regalado, durante a sessão solene.
«As acessibilidades continuam a ser uma das grandes barreiras ao desenvolvimento dos territórios do interior e sabemos que sem estradas dignas e transportes eficazes, nenhuma estratégia de fixação de pessoas poderá ter sucesso», realçou.
Como é habitual, a sessão solene contou com a entrega de medalhas honoríficas a três personalidades pelo seu valor e altruísmo: Cristina Oliveira, delegada regional de Educação do Centro; Carlos Luís Tavares, comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, e António João, um mestre da concertina.
EN 344 concluída, mas para a 2.ª fase, secretário das Infraestruturas diz que “é preciso ter paciência”
Após a sessão solene, o município realizou uma visita oficial à renovada Estrada Nacional (EN) 344, «ambicionada durante anos pelos pampilhosenses», disse o presidente da Câmara. Durante o discurso oficial apelou junto do secretário das Infraestruturas para que se avance com a 2ª fase da obra, entre Maria Gomes e a Amoreira, apesar do Governo de gestão. Em resposta, o secretário de Estado das Infraestruturas apelou à «paciência» do autarca. «Reconhecer o mérito dos pedidos que me fez, mas dizer-lhe que há muito Portugal que precisa de renovações e requalificações rodoviárias (...) teremos que ser pacientes neste objetivo de continuar a melhor as estradas».