Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Último adeus a Carlos da Silva "Bebé"

Foi jogador e treinador de rugby, tendo passado pela Académica. Foi ainda professor de Educação Física

O funeral do professor Carlos Manuel Monteiro da Silva realizou-se esta tarde, no Complexo Funerário da Figueira da Foz. Foi o último adeus a um homem que fez do desporto a sua bandeira. Um atleta de eleição, um formador de excelência e um professor dedicado que marcou sucessivas gerações. Natural de Lisboa, passou por Coimbra, na década de 80 e há muito que estava radicado na Figueira da Foz.

Carlos Manuel Monteiro da Silva, conhecido por Bebé, começou a sua carreira desportiva na natação, com o emblema do Sport Algés e Dafundo, transitando depois para o rugby, onde a sua compleição física, aliada aos vastos conhecimentos técnicos, decorrentes da sua formação em Educação Física, fizeram “carreira”, primeiro como jogador – onde conquistou um campeonato nacional de juniores e um campeonato nacional de seniores, com o emblema de Belém - e depois como treinador, ao serviço do Belenenses, primeiro, do Benfica, depois, e ainda do Técnico, clube para o qual conquistou o campeonato nacional. Posteriormente, nos anos 80, treinou a Académica, durante um período curto, de uma época, que marcou o final da sua carreira como treinador de rugby.

«Quando morre um de nós, ficamos tristes e sentidos. E este é um momento triste para o rugby, particularmente para uma geração mais velha, como a nossa», afirmou Sérgio Franco, treinador da do Rugby da Académica.

«Apesar de Bebé ter prosseguido a sua carreira noutros clubes, não deixou nem deixará nunca de ser um atleta azul, que deu muito ao Belém Rugby e que o Belém Rugby reconhece como sendo um dos seus maiores», refere o clube de Belém na sua página do facebook. Também a Federação Portuguesa de Rugby enaltece o desempenho de Carlos Monteiro da Silva.

Bebé também esteve ligado ao futebol e foi professor de educação física em Lisboa, Coimbra, Mira e na Figueira da Foz. Um problema de saúde, diagnosticado há pouco mais de dois anos, decretou-lhe uma longa agonia, que chegou agora ao fim. Carlos Monteiro da Silva tinha 74 anos e era casado com Teresa Villalobos.

Abril 12, 2025 . 22:59

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right