
Coimbra celebra 51 anos do 25 de abril com múltiplas iniciativas
A Câmara Municipal de Coimbra vai celebrar os 51 anos do 25 de Abril com um programa diversificado para todas as idades, com destaque para eventos culturais e a sessão solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O ponto alto acontece no feriado com iniciativas em diferentes espaços da cidae, mas a programação estende-se também aos dias anteriores e seguintes, com propostas de entidades locais.
As celebrações oficiais no 25 de Abril arrancam às 9h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira Nacional, seguido da habitual cerimónia comemorativa. Pelas 11h00, decorre a 2.ª edição da Assembleia Municipal Jovem, iniciativa que promove o envolvimento cívico e político das gerações mais jovens.
Durante a tarde, a agenda prossegue para a vertente cultural. Às 15h00, no Convento São Francisco, é inaugurada a Coimbra BD com a celebração da banda desenhada e da cultura pop. Já a Praça do Comércio recebe, pelas 18h00, o concerto “Paredes em Abril”, com Stereossauro e um conjunto de artistas de renome, como DJ Ride, Ricardo Gordo, Ana Magalhães, Pedro Jóia, Beatriz Rosário e Ricardo Silva, além do convidado especial Rui Pato.
Ópera “As Sombras de uma Azinheira” é inspirada no livro homónimo de Álvaro Laborinho Lúcio
Entretanto, às 17h00, na Estação de Coimbra-A é apresentada a exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”, que já esteve patente na Sala da Cidade. «A mostra dá a conhecer, através de vídeos, plantas, projetos e uma maqueta, a futura Estação Intermodal da cidade e que vai servir toda a região de Coimbra. Esta infraestrutura, inserida na nova linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, promete transformar a zona da atual estação Coimbra-B num novo centro urbano, marcado pela intermodalidade, sustentabilidade e integração ambiental com o Parque da Mata Nacional do Choupal e o sistema hidráulico do Mondego», salienta a Câmara Municipal em comunicado.
Organizada pela Câmara de Coimbra, Infraestruturas de Portugal e o gabinete BLAU – B. Landscape Arquitectura y Urbanismo, a exposição, que pode ser visitada de terça a sábado, das 13h00 às 18h00, revela os impactos previstos da chegada da Alta Velocidade no tecido urbano e na mobilidade da região.
A programação do dia 25 de Abril termina com o espetáculo “As Sombras de uma Azinheira”, às 21h30, no Convento São Francisco.
Derrube do fascismo na Praça 8 de Maio
Para além da programação oficial, há várias iniciativas paralelas, como é o caso da comemoração do derrube do fascismo, na Praça 8 de Maio, na noite de 24 de abril, numa iniciativa do Ateneu de Coimbra.
No dia 25, há Manifestação Popular, a partir das 15h00, na Praça da República, e o Canto Livre, a partir das 16h00, no Pátio da Inquisição. A Associação Desperta Capacidade leva a Capoeira até à margem esquerda do Parque Verde do Mondego, no dia 25 de Abril, a partir das 15h30. No mesmo dia, às 21h30, na Oficina Municipal de Teatro, a companhia O Teatrão promove o espetáculo “Ligados às Máquinas”. No dia 26 de abril, o Grémio Operário de Coimbra acolhe uma sessão de stand-up comedy com Ícaro Nery e convidados, às 21h30. Já a 29 de abril, no auditório da Escola Superior de Educação é exibido o filme “Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)”, com a presença da realizadora Marianela Valverde, com acesso gratuito, numa organização do Ateneu de Coimbra.