Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Odezanovedejunho é a mais recente associação cultural na cidade

Com o intuito de defender e dignificar os artistas figueirenses nas suas diversas artes, instituição delineou um “vasto e ambicioso” programa

O Salão Nobre da Assembleia Figueirense foi ontem palco para a apresentação da associação cultural Odezanovedejunho. Com sede em Vila Verde, esta entidade sem fins lucrativos está a dar os primeiros passos com vista à defesa, dinamização e dignificação das artes, da cultura e dos seus agentes na Figueira da Foz, bem como do património artístico, cultural, histórico e natural do concelho.

De acordo com Francisco Rosa, a recém-criada associação cultural pretende preencher uma «lacuna» que existe no concelho. «A Figueira tem uma série de artistas em várias áreas e falta palco para eles. Muitos até acabam por sair daqui porque não têm apoio», explicou o presidente da instituição, em declarações ao Diário de Coimbra.

O responsável - eleito por unanimidade - disse estar na hora de «valorizar estas pessoas» e, nesse sentido, contam não só com «a vontade e o talento dos vários artistas figueirenses», mas também com «o apoio e a colaboração de entidades oficiais, empresas locais e associações similares».

Francisco Rosa lidera o movimento que quer “trabalhar com todos”

«Somos mais precisamente um movimento, pois não temos partidos nem religiões. Isto é, queremos trabalhar com todos», ressalvou Francisco Rosa, dando conta que a associação já delineou um «vasto e ambicioso» programa de iniciativas, nomeadamente, tertúlias, palestras, oficinas de artes, exposições e espetáculos nas vertentes do teatro, literatura, caricatura, desenho, pintura, escultura, fotografia ou música.

Além disso, o responsável avançou que, em setembro, será levado a efeito um «gran­de evento», mas sem adiantar mais. Entretanto, indicou ainda que a entidade tem como objetivo «homenagear em vida» vários artistas, como será o caso de Cação Biscaia. Cientes e convictos da sua responsabilidade, bem como da utilidade pública desta nova associação cultural, os 20 elementos que integram para já a instituição apelam à união de todos. «Quantos mais formos, mais força temos», destacou Francisco Rosa.

Abril 13, 2025 . 07:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right