Construção do novo Palácio da Justiça e da maternidade em Orçamento do Estado
Entre os investimentos relacionados com a Justiça, o Orçamento do Estado para 2025 contempla a construção do Palácio da Justiça de Coimbra, a par com os de Santa Maria da Feira e de Vila Franca de Xira, assim como do Palácio de Justiça de Guimarães, processos realizados em cooperação com as respetivas câmaras municipais, refere o documento.
Os gastos com a Justiça previstos no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) são de quase dois mil milhões de euros, dos quais 63% em despesas com pessoal, que sobem 51,4 milhões de euros face a 2024.
Segundo o relatório do OE2025, a despesa total consolidada sobe 11,6%, ao passar de uma despesa estimada para este ano de 1,78 mil milhões de euros para 1,99 mil milhões. Os gastos com os trabalhadores do setor judicial atingem 1,26 mil milhões em 2025, o que representa um aumento de 4,2% face aos 1,21 mil milhões deste ano.
Na área da saúde, o documento destaca a construção da nova maternidade da Unidade Local de Saúde de Coimbra, E.P.E. e a conclusão da requalificação da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. para instalação do Departamento da Criança e da Mulher.