Incêndio destrói apartamento no Bairro Norton de Matos
Um incêndio esta noite, na Rua Condessa do Ameal, no Bairro Norton de Matos, destruiu um apartamento localizado no rés-do-chão de um prédio de vários andares, com o fumo a chegar também aos outros apartamentos. Segundo o sub chefe Paulo Serra, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, a habitação ficou sem condições de habitabilidade, mas não houve desalojados uma vez que o morador – pelo menos um que foi possível identificar – «teria onde ficar».
O alerta aos bombeiros, segundo a mesma fonte, foi dado pela PSP à 1h50 e quando os operacionais chegaram ao local verificaram que as chamas tinham tomado a sala, onde o fogo terá deflagrado, e ameaçavam propagar-se às outras divisões. «O incêndio estava ativo e com uma dimensão preocupante porque ameaçava propagar-se a todo o apartamento», declarou Paulo Serra, dando nota também de que o apartamento estava «bastante preenchido com livros e mobiliário».
As chamas acabaram por destruir a sala da habitação e uma parte do corredor, provocando danos avultados, tendo em conta, segundo a mesma fonte, que danificou a estrutura do apartamento, nomeadamente as paredes de estuque e o teto que «ficou despido». Fumo e alta temperatura acabaram também por afetar as restantes divisões.
À chegada dos meios de socorro ao local, o prédio, composto por três pisos e águas furtadas, já estava evacuado e os moradores já se encontravam na rua.
No combate às chamas estiveram os Bombeiros Sapadores e os Bombeiros Voluntários de Coimbra, com seis viaturas e 19 operacionais. A PSP tomou conta da ocorrência.
As causas do incêndio, que começou na sala, estão, segundo o sub chefe Paulo Serra, por apurar. O incêndio foi dado como extinto pelas 4h05.