Última Hora
Sao Silvestre Horizontal Ate 14 Dez
Caminhos 16 A 23 Novembro 2024
Pub

Mosaicos de Conimbriga em destaque na Bulgária

Mosaico da Casa dos Repuxos é apresentado amanhã em colóquio internacional

Os mosaicos romanos de Conimbriga merecem especial atenção no Colóquio Internacional do Mosaico Antigo, que decorre até domingo na Academia de Ciência da Bulgária, em Sófia, onde também são apresentados os mosaicos de Santiago da Guarda, Baleizão, Braga e Porto da Lama.

Trata-se de um congresso promovido pela Associação Internacional para o Estudo do Mosaico Antigo (AIEMA), com sede em Paris, que esteve marcado para Conimbriga, mas acabou por não se realizar, uma vez que a direção do Museu previa o arranque das obras de recuperação e ampliação, que também contemplam a Oficina de Restauro de Mosaico, única no país, criada em 1951.

Cabe a Miguel Pessoa, Cetty Muscolino e Federica Cavani apresentar, amanhã, o tema “O Dia e a Noite nos Mosaicos de Conimbriga e Ravenna”, dando ênfase ao facto de a representação de um céu noturno, pontuado de estrelas e planetas, ter «um grande simbolismo e ser única entre os mosaicos romanos descobertos até hoje na Península Ibérica».

O arqueólogo Miguel Pessoa destaca que esta cena se encontra no pavimento de mosaico da Quadriga – Estações do Ano, em Conimbriga, descoberto em 1939, «numa das salas de aparato da Casa dos Repuxos».

De acordo com o investigador, «uma das facetas que melhor ilustra a singularidade do património de Conimbriga são os pavimentos de mosaico, mais propriamente a informação que as suas imagens contêm e os dados técnicos que lhe estão associados».

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right