Conimbricense Nuno Gonçalves com duas medalhas de ouro em fotografia subaquática
A fotografia subaquática «é um sonho de criança» de Nuno Gonçalves, que, há dias, revalidou o título de campeão mundial de Fotografia Subaquática, na categoria Peixes, no campeonato que decorreu entre 7 e 12 de outubro, em Saranda, na Albânia, alcançando, igualmente, o ouro na categoria de Grande-Angular com Mergulhador.
Com esta proeza, o farmacêutico conimbricense e Ana Gomes (com quem faz dupla), representantes do Clube Naval de Sesimbra, são os primeiros a ter dois títulos de bicampeões no mesmo mundial, destaca o clube, acrescentando que se trata de «uma proeza que só tinha sido alcançada por uma dupla italiana e uma dupla espanhola em toda a história de 20 campeonatos do mundo».
De realçar ainda que Ana Gomes foi agraciada com o título de “Best Model of the World”, tal como na edição anterior.
Em declarações ao Diário de Coimbra, Nuno Gonçalves destaca que começou a concretizar o sonho da fotografia debaixo de água aos 19 anos e, a partir daí, nunca mais parou. «Já corri meio mundo», adianta, revelando que, a nível nacional, as águas que mais o fascinam são as da Madeira, incluindo Porto Santo, e de Sesimbra.
Nos mares da Albânia, Nuno Gonçalves e Ana Gomes captaram imagens que levaram a quatro das seis categorias em competição, ficando em 5.º lugar na categoria de Tema e 13.º na categoria de Macro.
No balanço da participação, o fotógrafo confessa que o campeonato acabou por ser se traduzir nas «provas mais difíceis» que realizou, devido ao falecimento do sogro durante o período de treinos. Ainda ponderou desistir na participar e só não o faz por «insistência» da esposa, Odete Gonçalves e da família. «Estes resultados são inteiramente dedicados a eles e á memória do meu sogro Alvaro Cerdeira», refere.
Já a pensar no próximo campeonato do mundo, que vai decorrer em Espanha, Nuno e Ana ainda têm pela frente, o campeonato nacional e a taça de Portugal.
Presentes na competição em Saranda estiveram 70 duplas de atletas, entre 60 duplas de fotógrafos e 10 de videógrafos subaquáticos, em representação de 22 países de quatro continentes.