Última Hora
Sao Silvestre Horizontal Ate 14 Dez
Caminhos 16 A 23 Novembro 2024
Pub

Liga Portuguesa Contra o Cancro congratula-se com alargamento da faixa etária do rastreio do cancro da mama

Portugal decidiu seguir as mais recentes recomendações europeias e alargar a faixa etária do rastreio do cancro da mama de base populacional para 45-69 anos, Presidente da LPCC diz que a medida "fortalece a saúde pública"

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) congratulou-se hoje com a decisão do Governo de alargar a faixa etária do rastreio do cancro da mama de base populacional para 45-69 anos, de acordo com as mais recentes recomendações europeias. Anteriormente, o programa nacional de rastreio do cancro da mama abrangia o grupo etário entre os 50 e os 69 anos.

O presidente da LPCC, Vitor Veloso, citado em comunicado, mostrou-se muito satisfeito com este passo em frente na luta contra o cancro. «Congratulamo-nos por Portugal priorizar a prevenção e a deteção precoce, alinhando as suas políticas com as melhores práticas europeias».

Sublinhe-se que em 2022, o Conselho da União Europeia recomendou aos Estados-Membros o alargamento do grupo etário abrangido pelo rastreio do cancro da mama de base populacional, de forma a incluir os grupos etários 45-49 e 70-74 anos.

Para Vitor Veloso não há dúvidas de que «a inclusão destes grupos etários fortalece a saúde pública». «O alargamento vai permitir obter um maior número de diagnósticos precoces e, consequentemente, de tratamentos menos invasivos e mais eficazes, contribuindo para uma diminuição significativa da incidência de cancros invasivos e da mortalidade específica por cancro da mama»”.

Os dados mais recentes sobre o cancro da mama em Portugal, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022, estimam que cerca de 9.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 morreram com a doença. Com uma taxa de cura superior a 90% quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama, embora com mais incidência no sexo feminino, afeta também os homens (1 em cada 100 cancros de mama).

 

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right