Frederico Rocha no 7.º lugar da seleção júnior no ISDE
O último dia dos International Six Days Enduro (ISDE) 2024 acabou por ser o menos conseguido da semana para as cores nacionais, com a seleção sénior a descer ao 9.º lugar final no Troféu Mundial. Formação júnior, onde esteve o conimbricense Frederico Rocha, terminou no 7.º posto.
A grande especial de Motocross final, com partidas em linha, que encerra tradicionalmente os ISDE, acabou por não correr de feição à seleção sénior de Portugal nestes ISDE 2024 que ontem terminaram em Silleda, Galiza. O objetivo principal de Portugal para este dia era lutar para subir mais um degrau no Troféu Mundial, desde o 8.º posto que ocupava ontem, e superar assim a equipa chilena que seguia à sua frente. Mas a verdade é que acabou por ser um dia muito difícil para as cores lusas, com uma pista muito ‘pesada’ devido à chuva incessante, condições a que os pilotos portugueses não se adaptaram da melhor maneira. Assim, e apesar do quarteto nacional composto por Luís Oliveira, Renato Silva, Gonçalo Reis e Bruno Charrua, ter, de facto, superado a equipa do Chile, acabaram por ser ultrapassados hoje pela Finlândia e Áustria, terminando no Troféu Mundial no 9.º posto, a fechar a primeira metade da tabela composta por 18 equipas.
A França confirmou a vitória que se adivinhava, tendo liderado desde o primeiro dia, à frente de Estados Unidos e Espanha. Austrália, República Checa, Bélgica, Áustria, Finlândia, Portugal e Polónia fecharam o lote dos dez primeiros.
A formação júnior de Portugal, formada por Rúben Ferreira (que foi o mais rápido dos portugueses na especial de ontem), Francisco Leite e o conimbricense Frederico Rocha, manteve o 7.º posto em que se instalou desde início. A vitória foi para a Suécia no Troféu Júnior, seguida pela França a 5m50s e Estados Unidos da América a 14m28s.