UCC de Cantanhede assinala 10.º aniversário
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Cantanhede (UCC Cantanhede) celebrou no auditório da Santa Casa da Misericórdia o seu 10.º aniversário com realização da palestra “O valor da atividade/ exercício físico”, com vista a sensibilizar a população para a importância da atividade física durante o ciclo de vida e a alimentação saudável.
Os efeitos da atividade física e do exercício físico na saúde mental, de acordo com o orador, Pedro Renca, é notório mal se acaba o exercício. «Quando terminamos a atividade física, sentimo-nos bem, melhora-se o humor, a qualidade do sono, a função cognitiva, a imagem corporal e combate-se o isolamento, sobretudo, se ela for realizada em grupo», frisou. No entanto Pedro Renca alertou para a «diferença entre atividade física e exercício físico e o saber gerir as expectativas».
A atividade física pode estar presente durante o ciclo de vida e para demonstrar esta afirmação Sónia Silvestre deu o seu testemunho em como esta vertente «influencia na qualidade de vida».
Para Elsa Feliciano alimentação desequilibrada e sedentarismo «são fatores que interferem na doença», realçando que «a atividade física e o exercício físico implicam uma alimentação adequada e hidratação», tendo em conta que as necessidades de calorias e nutrientes diferem de pessoa para pessoa.
A UCC enquanto entidade prestadora de cuidados de saúde à população residente no concelho de Cantanhede, tendo em conta as suas necessidades, procura sensibilizar, educar e promoção da saúde na prevenção da doença