"Caminhos" lança programa para estimular produção cinematográfica na região Centro
O festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, abriu as inscrições para um programa que procura estimular o desenvolvimento da produção cinematográfica na região Centro.
O programa, intitulado “Incentivar”, tem abertas as candidaturas até 16 de novembro para que os interessados (cineastas, produtores e profissionais de áreas criativas) possam submeter as suas ideias para um filme, afirmou hoje o festival, em nota de imprensa.
Posteriormente, em 21 de novembro, os autores das melhores ideias são convidados a realizar uma apresentação na Casa do Cinema, perante uma plateia de produtores, que irá avaliar uma proposta, dar um parecer crítico, estando também em cima da mesa a possibilidade de estes a adotarem para desenvolvimento os projetos apresentados, referiu.
«Queremos que toda a gente possa ter a oportunidade de falar com um produtor sem ter de ir a Lisboa», acedendo a um «espaço de consultoria e privilegiada e, quiçá, o primeiro passo para a materialização da sua ideia», afirmou à Lusa Tiago Santos, da direção do festival.
O programa, que já vai na sua terceira edição, conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Centro de Estudos Cinematográficos e Centro de Portugal Film Comission.
O programa procura também captar a produção de longas e curtas para a região Centro e promover a empregabilidade na região deste setor.
Para Tiago Santos, outro passo fundamental para a criação de um ‘cluster’ na região passa pela formação especializada na área.
«Faz imensa falta a formação especializada», notou, referindo que o próprio festival está a procurar encontrar formas de assegurar uma maior oferta de formação prática na região.
O festival Caminhos vai realizar-se de 16 a 23 de novembro.
O passe geral tem um custo de 25 euros, até 9 de novembro.