Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais realiza primeiro procedimento de crioneurólise
A técnica, que utiliza baixas temperaturas para bloqueio temporário de um nervo, foi aplicada com sucesso num doente com espasticidade e dor debilitante no membro superior, na sequência de um AVC
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, realizou o primeiro procedimento de crioneurólise da instituição. A técnica, que utiliza baixas temperaturas para bloqueio temporário de um nervo, foi aplicada com sucesso num doente com espasticidade e dor debilitante no membro superior, na sequência de um AVC.
A crioneurólise é um bloqueio temporário do nervo que reduz a dor ao longo das vias nervosas periféricas. Este procedimento usa uma pequena sonda para congelar o nervo afetado. A estimulação de baixa temperatura estimula a regeneração completa da estrutura e da função do nervo visado. O procedimento foi realizado por uma equipa de médicos especialistas em Medicina Física e de Reabilitação e de enfermeiros do Centro, destacando-se a importância da crioneurólise como uma alternativa inovadora e minimamente invasiva no tratamento da dor e da espasticidade. A crioneurólise e o bloqueio do nervo possibilita aumentar a mobilidade da região por ele inervada, permitindo ganhos imediatos.
A ULS de Coimbra tem como objetivo estratégico o compromisso com a inovação e a implementação de tecnologias diferenciadoras na busca de tratamentos que melhorem a qualidade de vida dos doentes. Esta intervenção representa um marco significativo na Medicina de Reabilitação na nossa instituição e é mais uma prova da capacidade de inovação e da excelência da nossa equipa também nesta área.
Novembro 8, 2024 . 12:40