Exposição "Medicina e Religião" patente até 15 de dezembro na Misericórdia de Coimbra
A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra inaugurou hoje à tarde a exposição 'Medicina e Religião: a doença, a cura e a graça nos ex-votos da coleção do Prof. Doutor João Patrício", uma mostra que recolhe meia centena de exemplares de uma arte devocional de caráter popular, fruto de uma recolha exaustiva levada a cabo durante anos pelo clínico de Coimbra.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes a Maria José Azevedo Santos, em representação do Centro Académico de Democracia Cristã; assim como o vereador Miguel Fonseca, em representação do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva; Henrique Vilaça Ramos, presidente da Assembleia Geral da Misericórdia de Coimbra; o padre Carlos Godinho; José Manuel Vieira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra; e ainda o autor da Coleção, João Patrício.
A exposição, que reúne vários lugares da memória em diversas áreas da história entre os séculos XVII e XIX, espelhando a realidade da fragilidade humana, em especial no convívio com a dor e a morte, estará patente no Salão Nobre da Irmandade, no Colégio da Sapiência, até ao dia 15 de dezembro.