“EXPOH comprova vitalidade e a força de Oliveira do Hospital”
Está dado o pontapé de saída para mais uma edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que promete ser «ponto de encontro» das gentes do concelho, da região e das comunidades que regressam por esta altura. Até domingo, este «festival das famílias» garante «boa música, boa gastronomia e grandes espetáculos musicais». Zé Amaro (24), Van Zee (25), Richie Campbell (26), Delfins (27) e D.A.M.A (28) são os principais artistas que passarão pelo palco do Parque do Mandanelho.
Este ano, a EXPOH surge «renovada» e com «um cartaz de excelência», começou por referir José Francisco Rolo na inauguração do evento. Segundo o presidente do Município de Oliveira do Hospital, a «EXPOH foi reinventada e está consolidada», inclusive a área da feira foi «expandida» para destacar o setor empresarial, nomeadamente na vertente automóvel e imobiliária. Oliveira do Hospital, “Friendly Municipality”, que acolhe atualmente 25 nacionalidades, quer divulgar «oportunidades para quem chega e escolhe o concelho para viver e investir».
Considerado também um eco-evento, com responsabilidade ambiental, a EXPOH convida a que «venham até Oliveira do Hospital e que desfrutem de cinco dias de boa música e boa gastronomia, num ambiente descontraído, onde podem recarregar baterias». Para José Francisco Rolo, esperam-se «noites agradáveis para assistir a bons espetáculos».
«Celebramos aqui economia», frisou, aproveitando a ocasião para enaltecer as 35 empresas que foram, esta semana, distinguidas como PME Líder, mas também «todas as outras que contribuem para o desenvolvimento do concelho».
Uma das grandes novidades da edição de 2024 é o OH Taberna. O conceito, transformado num espaço no recinto da feira, pretende «divulgar os saberes e sabores do concelho», isto é, dar a conhecer as iniciativas das freguesias e das coletividades que se seguem após a EXPOH.
Ao longo dos cinco dias, vão estar em destaque a Feira Moçárabe de Lourosa, a Festa dos Bolos e das Bolas no Seixo da Beira, o Festival das Sopas em Santa Ovaia, a Festa das Vindimas em Lagares da Beira, a Festa da Castanha em Aldeia das Dez e a Feira do Porco e do Enchido em Meruge.
Para Luís Paulo Costa, vice-
-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, «a EXPOH comprova a vitalidade e a força de Oliveira do Hospital». O também autarca de Arganil, agradeceu ao «presidente José Francisco Rolo pelo esforço, empenho e dedicação neste evento» que «promove, com dinâmica, a cultura e a gastronomia do concelho». Luís Paulo Costa elogiou também a «capacidade e o sucesso de Oliveira do Hospital na captação de fundos comunitários, sobretudo no PRR».