Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Museu do Azeite celebra Dia Mundial da Oliveira

Iniciativa decorre terça-feira, na Bobadela, no âmbito do projeto “Olive4All”. Município é um os 32 que participa no programa

Dia 26 de novembro assinala--se o Dia Mundial da Oliveira. Em todo o território nacional estão previstas mais de uma centena de atividades, envolvendo oito dezenas de entidades, entre municípios, museus, associações culturais, institutos politécnicos e olivicultores. Oliveira do Hospital é um dos 32 municípios que aderiu ao programa, dinamizado no quadro do projeto “Oliv4All”, desenvolvido por um consórcio internacional liderado pela Universidade de Avignon (França), Politécnico de Leiria (Portugal) e Universidade de Salónica (Grécia). O Museu do Azeite, na Bobadela, é o ponto de encontro.

Ao longo de toda a semana vão realizar-se palestras e atividades pedagógicas, especialmente orientadas para os mais novos, mas na terça-feira, o programa é especial. «Vamos receber um grupo de pessoas, que não conhece o Museu do Azeite», refere Alexandra Dias, responsável pelo espaço. O programa, com uma forte componente pedagógica, contempla, desde logo, a simulação da apanha da azeitona. Depois, o palco da visita centra-se no lagar, onde a partir da azeitona se obtém o precioso “ouro líquido”. No regresso ao Museu, localizado mesmo ao lado, os visitantes têm oportunidade de empreender uma viagem pela história da produção do azeite, remontando ao tempo dos romanos, e assistir à evolução e revolução tecnológica que se fez sentir no setor. Uma viagem onde não falta a presença viva das oliveiras, ilustrada pelos artefactos, mais ou menos rudimentares, utilizados na produção do azeite. Verdadeiras relíquias que António Dias, fundador e mentor do espaço museológico, reuniu ao longo de décadas, grande parte das quais se encontram expostas no Museu da Bobadela.

O programa inclui, ainda, o tradicional almoço associado à vivência do lagar, com uma tibornada, e durante a tarde estão previstas atividades lúdico-pedagógicas.

É o segundo ano que o Museu do Azeite da Bobadela se associa ao projeto “Olive4All”, que prevê a realização de um total de 113 atividades em 32 concelhos, grande parte das quais no Dia Mundial da Oliveira, outras ao longo da semana. Provas sensoriais, palestras e mesas redondas, apanha da azeitona, visita a lagares, tibornadas/jantares pedagógicos, visita a oliveiras centenárias ou milenares, a museus do azeite, projeção de filmes, workshops de culinária, plantação e apadrinhamento de oliveiras são algumas das atividades previstas para assinalar a data.|

 

Lagar a funcionar desde outubro

Com um número crescente  de visitantes, nomeadamente grupos, organizados através de agências de viagens, juntas de freguesias, associações culturais, lares, escolas, etc. o Museu do Azeite permite conhecer a história e também assistir, no lagar anexo, à produção de azeite. Este ano, apesar de uma abertura mais precoce, a 12 de outubro, o lagar ainda se encontra a funcionar. «Abrimos mais cedo para dar resposta à região», explica Alexandra Dias, que refere a queda da azeitona, decorrente do mau tempo, o que “apressou” a colheita para não se perder por completo. «Na região, a azeitona é pouca», contrariamente ao que acontece noutros pontos do país, de onde vem a azeitona que mantém o lagar da Bobadela a funcionar.

O Museu também possui um restaurante, aberto ao fim de semana, que está a preparar o seu programa de réveillon, o que acontece pela primeira vez.

Novembro 24, 2024 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right