A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Esperança da Granja e Gândara de Ançã vai promover uma ação solidária para ajudar a pequena Pilar, de 3 anos, uma menina de Cantanhede que sofre de epidermólise bolhosa, uma doença rara do tecido conjuntivo, ainda sem cura, que causa bolhas na pele e membranas mucosas.
A iniciativa, que visa angariar fundos para a medicação, consiste na venda de arroz doce, na escola primária de Gândara/Granja, domingo, a partir das 9h30.
Para dia 15 de dezembro está marcada mais uma iniciativa para ajudar a Pilar. Trata-se de "Vai na volta e estás a ajudar" e consiste na realização de uma caminhada, de uma corrida (por cada quilómetro percorrido será doado 1 euro) ou de uma volta de bicicleta (por cada volta a um circuito de 7 quilómetros serão doados 3 euros). O evento vai decorrer no Zambujal, Cadima.
Entretanto, esta semana foi lançado um crowdfunding para conseguir ajuda para um procedimento dentário. «
«Devido à doença, a Pilar sofre de carie precoce da infância severa. Esta condição faz com que a Pilar não possa mastigar alimentos e que os rejeite e dificulta ainda o começo da fala», explicam os pais, apelando à solidariedade para que a menina possa colocar os dentes de substituição. O objetivo é chegar aos 5 mil euros.