Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Discípulos conspiraram homenagem ao professor João Gouveia Monteiro

Colóquio “Miles et Bellum” está a decorrer no Teatro Paulo Quintela. Um tributo da Faculdade de Letras e da Universidade de Coimbra ao homem bom e ao docente exemplar

A emoção, o afeto, a gratidão e o reconhecimento dominaram, exaltando a personalidade e a obra do professor, do investigador e do homem. João Gouveia Monteiro, professor da Faculdade de Letras, especialista em História Militar Medieval, inspirou o colóquio “Miles er Bellum” que decorre até amanhã no Teatro Paulo Quintela”. Um evento científico, organizado pelos muitos discípulos do mestre, em jeito de reconhecimento e homenagem.

«Todos o admiramos como professor completo, como docente exemplar». «Todos o admiramos enquanto investigador, com uma profícua obra nacional e internacionalmente reconhecida. Também todos o admiramos pela sua disponibilidade para servir a Universidade, sobretudo a sua, a Universidade de Coimbra, e a sua casa de origem, a Faculdade de Letras». Palavras de Albano Figueiredo, diretor da Faculdade de Letras, na sessão de abertura.

Uma «homenagem justa» e «merecida» a «alguém de excelência», sublinhou, num elogio ao «colega com convicções fortes, pessoa determinada, que conjuga na perfeição com uma generosidade, afabilidade e afeto que fazem dele um exemplo, um professor completo, uma referência para professores, funcionários e estudantes».

«Sempre nos habituámos a ouvir, a respeitar e admirar a sua diversificada obra, a sua produção científica, a sua capacidade de trabalho, o seu percurso académico e também o seu lado mais pessoal, com a sua disponibilidade para ajudar, a simpatia, a moderação, afabilidade do trato, a sua força tranquila», disse Pedro Carvalho, que falou como diretor do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, e como discípulo de João Gouveia Monteiro. «Conhecemo-nos há 36 anos», adiantou, juntando a sua voz a de todos quantos o têm «como uma referência enquanto bom professor», pela «clareza da sua exposição», pelas «aulas dinâmicas», onde se ouvia canto gregoriano, sem esquecer o «professor simpático, acessível, que há 36 anos jogava futebol connosco». Citando George Steiner, Pedro Carvalho lembrou que “Os verdadeiros mestres são aqueles que conseguem exaltar o espírito dos seus discípulos” e «este é também o legado do professor João Gouveia Monteiro e que o torna único».

Também o coordenador do Centro de História da Sociedade e da Cultura, entidade parceria da organização das jornadas, José Pedro Paiva, elogiou o «pacifista» e «irenista, no sentido grego do étimo» que se dedicou «ao estudo da guerra», e que classificou como «um dos professores mais comprometidos e exemplares» da Universidade de Coimbra.

O colóquio prossegue amanhã, com a sessão de encerramento a realizar às 18h00, com a conclusão e comentários finais a cargo de João Gouveia Monteiro.

Novembro 28, 2024 . 17:53

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right