Coimbra é a segunda cidade do país onde melhor se fala inglês
Coimbra é a segunda cidade de Portugal onde melhor se fala inglês. Os dados são do relatório EF Education First Profiency Index, que analisa dados de mais de 2,1 milhões de falantes não nativos de inglês em 116 países e regiões.
O estudo indica que Portugal é o sexto país do mundo onde melhor se fala Inglês e Braga é a cidade portuguesa e o distrito com a melhor proficiência, depois de o ano passado ter ficado em segundo lugar, atrás de Coimbra.
Regista-se também um aumento na procura por programas de estudo de inglês entre adultos acima dos 50 anos em Portugal, com uma tendência crescente para viagens educativas ao estrangeiro.
“A pessoa com mais idade a viajar com a EF para aprender inglês, em 2024, foi uma senhora com 85 anos. Tivemos também um casal com mais de oitenta anos em que foram os dois. No geral, os alunos com mais de 50 anos ou viajam sozinhos ou em grupo de amigas. Há pessoas que preferem ir para Londres, outras para Malta, outras para Roma, outras para Nova Iorque… Esta nova realidade pode ser explicada pela vontade crescente dos portugueses de viver novas experiências e investir em seu desenvolvimento pessoal”, explica Constança Oliveira e Sousa, diretora da EF em Portugal.
Segundo a escola de línguas, três milhares de portugueses com mais de 50 anos contactaram em 2024 a EF para uma experiência de aprendizagem de inglês no estrangeiro. Esse aumento de interesse reflete-se diretamente nos números de matrículas.