Franclim Carvalho conquista Libertadores no Botafogo
O Botafogo, comandado pelo português Artur Jorge que tem o mirandense Franclim Carvalho como treinador-adjunto, conquistou pela primeira vez a Taça Libertadores de futebol, ao vencer o Atlético de Mineiro, por 3-1, numa final disputada em Buenos Aires.
A jogar em inferioridade desde os dois minutos, após a expulsão de Gregore, o Botafogo marcou por intermédio de Luiz Henrique (35’), Alex Telles (44’), de grande penalidade, e Júnior Santos (90+8’), enquanto Eduardo Vargas (47’) reduziu para o Atlético Mineiro, que tinha vencido a mais importante prova de clubes sul-americana em 2013.
Na sua primeira final, o Botafogo deu o sexto título consecutivo a equipas brasileiras, e Artur Jorge tornou-se o terceiro treinador português a conquistar a Libertadores, repetindo o que Jorge Jesus conseguiu ao serviço do Flamengo, em 2019, e Abel Ferreira pelo Palmeiras, em 2020 e 2021.
Quatro turmas do distrito
no trajeto de Franclim
Eirense, Penelense, Nogueirense e Académica/OAF são os clubes pelos quais o timoneiro, natural de Miranda do Corvo, já passou no distrito de Coimbra. Com 37 anos, Franclim teve, ainda, uma experiência como treinador principal na I Liga tendo orientado a B SAD na época de 2021/2022. O técnico é “adjunto” de Artur Jorge desde a temporada de 2022/2023, então com as cores do Braga.