Brilho e alegria no evento de Natal do centro de Arganil
O Mercado de Natal, inaugurado ontem em Arganil, dá mais brilho e encanto à Praça Simões Dias e à Rua Oliveira Matos, até domingo, com os enfeites natalícios e as 21 casinhas em madeira que acolhem os expositores dos mais diversos produtos.
«O grande objetivo é que a vila fique com este espírito natalício, mais movimento, luzes, animação, e ficarmos imbuídos de uma magia que serve de combustível para as nossas vidas», referiu ontem a vereadora Elisabete Oliveira, na inauguração do certame, destacando que o que se pretende é «ter um programa muito diversificado, transversal, que chame algumas associações locais, como forma de promover o seu trabalho, mas que também traga novidades que sirvam como um presente, não só para as pessoas de Arganil, mas de outros concelhos».
Ao longo destes dias, haverá showcookings, workshops e animação, com destaque para os concertos que têm lugar no próximo domingo, a partir as 16h00, do grupo Coimbra Gospel Choir do grupo Bessa e Figueiredo.
As crianças, naturalmente, não foram esquecidas, havendo atividades direcionadas para os mais pequenos, como os tradicionais jogos do Hélder, o carrossel de madeira do artesão arganilense Abel Pereira, o Pai Natal, pinturas faciais, balões, teatros infantis, leituras de histórias, entre outras.
«As crianças trazem muita alegria e cor ao mercado e, por isso, procuramos que seja inclusivo e que chegue a todos», sustentou a vereadora.
E como «não é Natal sem gastronomia», estão preparados diversos showcookings para estes dias. Ontem tiveram lugar os primeiros, um promovido por Wal Martins, “Natal Mineiro”, e outro dinamizado por Adelina Niz, “Sabores de outros Natais”, estando agendado para hoje mais dois, sobre “Cozinha saudável e divertida”, com Ana Dinis, e “Na cozinha com Arminda Silva”, e, amanhã, o showcooking “Sabores natalícios: da Serra ao Mar no centro de Portugal”, com o chef João Quaresma. «É em torno da mesa que acontece celebrarmos o Natal», sublinhou a autarca.
O Mercado de Natal arrancou intencionalmente ontem, no dia da feira semanal, para que «a festa chegasse também àqueles que não residem na sede do concelho e que neste dia vêm à feira». O objetivo do certame, segundo a vereadora, é também «dinamizar o comércio local, trazendo mais pessoas à vila» e gerando «impacto positivo na atividade económica da vila».
O evento conta com a presença de 25 produtores, distribuídos pelas casinhas em madeira. Cestaria, brinquedos em madeira, cervejas artesanais, bijuteria, crepes, licores, filhós, há muito para comprar e para degustar no espaço. A animação está a cargo de grupos e instituições concelhias, «porque o Natal é sobretudo esta valorização daqueles que nos rodeiam», refere a vereadora.