Árvore de Natal com centenas de quadrados de tricô e crochê é atração em Góis
Centenas de quadrados de tricô e crochê, a que se acrescentam mais de 200 artigos decorativos (estrelas, bolas e outros acessórios) fazem da árvore de Natal instalada no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, em Góis, a maior da região Centro deste género.
Em nota à comunicação social, o município destaca que, em outubro, foi lançado o projeto colaborativo "Árvore de Natal Comunitária - Quadrados Solidários", que convidava toda a população a participar, incluindo as cinco instituições particulares de solidariedade social do concelho.
«A convocatória ultrapassou todas as expetativas e, em dois meses» foram atingidos 1.317 quadrados, salienta o município.
Para além da construção da árvore de Natal, o material angariado permitiu decorar, com quadrados solidários, outros elementos como um presépio, molduras, bancos de jardim, corrimãos, embelezando assim o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (antigo Largo do Pombal) e a Rua do Celeiro.
«Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade, numa perspetiva de estratégia em prol do envelhecimento ativo e de inclusão
social, fazendo jus à expressão “todos são válidos”, uma vez que a redução da capacidade funcional não deve definir o envelhecimento, nem justificar a exclusão das pessoas, mais velhas ou com deficiência, da vida social», lê-se no comunicado do município.
Até 6 de janeiro, o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira é um local de visita obrigatória.