Bicicleta branca em memória de Juan Santos, por uma estrada mais segura
A Coimbr'a Pedal e a MUBI - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta colocaram uma bicicleta branca no local onde, a 21 de novembro, foi atropelado mortalmente Juan Santos, em Tentúgal, iniciativa que é um ato de homenagem ao jovem, mas também um alerta.
«A morte de um jovem, vítima de atropelamento seguido de fuga, ocorrida na madrugada do passado dia 21 de novembro, na zona de Tentúgal, deixa-nos profundamente consternados e reforça a urgência de agir para prevenir novos episódios de violência rodoviária», escrevem num comunicado conjunto.
«Em honra da memória de Juan Santos e como alerta para o grave problema da insegurança das localidades e estradas portuguesas, colocámos uma bicicleta branca no local do atropelamento, na Estrada Municipal 577, à entrada da vila de Tentúgal, município de Montemor-o-Velho», explicam.
As duas entidades recordam que este gesto simbólico ocorre poucos dias após o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, recordando que «por trás de cada estatística há vidas humanas perdidas, famílias destroçadas e uma comunidade em luto».
«Só nos primeiros 6 meses deste ano morreram 220 pessoas nas estradas portuguesas. Nesta década, nas estradas do município de Montemor-o-Velho, morreram pessoas em 2020, 2021, 2022, 2023 e agora também em 2024», alertam, apelando aos decisores políticos e entidades responsáveis, entre elas a GNR e as autarquias locais, que reforcem os seus esforços na implementação de medidas eficazes de prevenção do perigo rodoviário.