Areaclientedc
Última Hora
Pub

Universidade de Coimbra reforça parceria com Cabo Verde

Colaboração envolve a Federação Cabo-verdiana de Futebol e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais

A Universidade de Coimbra (UC) e a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) assinaram um memorando de entendimento, que consagra a cooperação das duas entidades em termos académicos, científicos e culturais, designadamente no que concerne ao projeto para a criação de uma Academia Desportiva da Federação de Futebol. Um projeto que foi publicamente apresentado, no quadro de uma palestra realizada por Hugo Sarmento, subdiretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

O documento foi assinado no âmbito de uma visita institucional de responsáveis da Universidade de Coimbra a Cabo Verde, realizada no início desta semana, que incluiu, também, «reuniões de trabalho com a Universidade de Cabo Verde», refere nota da UC.

O documento destaca, ainda a assinatura de um acordo de cooperação entre a Universidade de Coimbra e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS).  Também ali se assistiu a uma conferência, desta feita a cargo do vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, que se debruçou sobre a análise do tema “Democracia: riscos e desafios no mundo atual”.

A missão da UC em terras cabo-verdianas contou, ainda, com um momento particularmente singular, em termos afetivos. Tratou-se de um jantar-encontro “Alumni UC”, que contou com a participação de cerca de nove dezenas de antigos alunos de Coimbra. Entre as muitas personalidades ilustres, destaque para o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, bem como do seu antecessor, Jorge Carlos Fonseca, os secretários de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, da Economia Digital, Pedro Lopes, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, aos quais se juntou o antigo ministro da Justiça, David Hopffer Almada, bem como o reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto.

O evento contou, ainda, com a participação de Orlando Mascarenhas, presidente da Academia Olímpica, de Anildo Fortes, inspetor-geral do trabalho e de Angelino Coelho, secretário-geral da Assembleia Nacional, entre outras personalidades.

Dezembro 12, 2024 . 23:02

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right