IPC no 5.º lugar do ranking nacional das instituições de ensino superior com melhor desempenho na área da sustentabilidade
O Politécnico de Coimbra conquistou o 5.º lugar nacional no ranking do UI GreenMetric World University Rankings on Sustainability, que mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) ao nível das práticas de sustentabilidade. O IPC obteve ainda destaque a nível mundial ao ocupar a 336.ª posição entre 1.477 IES.
O UI GreenMetric, que este ano 2024 teve como tema “Instituting UI GreenMetric: The Way Forward”, é o primeiro ranking mundial que estabeleceu um padrão voluntário para melhorar as infraestruturas das IES e ações voltadas para IES sustentáveis em todo o mundo, tendo em conta 6 indicadores: ambiente e infraestruturas; energia e alterações climáticas; resíduos; água; transportes; educação e investigação.
Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e responsável pelo pelouro da sustentabilidade ambiental, “estes resultados vêm, uma vez mais, ressaltar o investimento, a dedicação, o empenho e o compromisso intrínsecos ao IPC em matéria de sustentabilidade, não apenas ambiental, mas também social e económica”. Ana Ferreira refere ainda que “ambiciona-se que este percurso continue a ser de conquistas e contributos cada vez mais significativos em prol da saúde ambiental e, consequentemente, da saúde e bem-estar globais, desenvolvendo ações que fomentem a participação e o envolvimento de todos”.
Os resultados espelhados reforçam a estratégia de liderança que tem vindo a ser trilhada pelo Politécnico de Coimbra nesta matéria e que o tem colocado numa posição de destaque quando agregada a todas as iniciativas e projetos que têm sido dinamizados ao longo dos últimos anos sob o programa “Politécnico de Coimbra +Sustentável”.