Areaclientedc
Última Hora
Natalserrano
Pub Passatempo Natal Presepio
Pub

Painel de Vasco Berardo no Mandarim vai ser Bem de Interesse Municipal

Proposta surge após indeferimento, pela DGPC do pedido de classificação de âmbito nacional. Câmara quer fazer inventário da obra do artista de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra vai iniciar o procedimento para classificar o painel de azulejos da autoria de Vasco Berardo, instalado no café Mandarim, como um Bem de Interesse Municipal. A proposta será amanhã levada à dicussão na reunião do executivo camarário, assim como a realização de um inventário da vasta obra do artista, com vista à sua «eventual classificação, conservação, preservação e valorização futura».
Esta decisão aconteceu após o município ter sido notificado «do arquivamento por parte da Direção-Geral do Património Cultural do pedido de classificação de âmbito nacional». Naquele ofício, a decisão é justificada pelo fato do painel de azulejos não reunir os valores patrimoniais inerentes a uma distinção como valor nacional. No entanto, considera que o bem imóvel pode merecer a classificação como Bem de Interesse Municipal.
A proposta que vai a apreciação integra o parecer da Direção-Geral do Património Cultural, de forma a justificar o início ao procedimento de classificação como Bem de Interesse Municipal. «No referido parecer, é dito que esta obra de Vasco Berardo “representa inegavelmente um valor patrimonial com significativa importância a nível artístico, bem como histórico-cultural e social, como testemunho de uma época específica da arte portuguesa e de vivências e factos históricos de singular importância a nível local».
Acrescenta que «se evidencia por um lado a qualidade artística do painel, pela cor, pelo caráter da representação, pela presença do neorrealismo que se insere numa primeira geração dos modernistas portugueses, mas também pelo significado no contexto político e social de então», avança a autarquia.
Segundo o mesmo parecer, «a sua importância a nível histórico-social e artístico, ao que se acresce o seu simbolismo e valor imaterial, como testemunho de uma época crucial em termos político-sociais, encontra-se interligada à figura de Vasco Berardo, artista de relevo, quer na cidade de Coimbra, que lhe valeu em 2010 a distinção com a Medalha do Centenário da República Portuguesa pela Câmara Municipal de Coimbra, quer a nível nacional e internacional, que lhe valeram outras distinções idênticas».
Recorde-se que Vasco do Vale Berardo de Andrade nasceu a 5 de novembro de 1933, em Coimbra, onde veio a falecer a 1 de julho de 2017. Quanto ao Café-Restaurante Mandarim, com projeto e decoração do arquiteto Carlos de Almeida, foi inaugurado em 1960. Para o mesmo, foi feita uma encomenda a Vasco Berardo, de um painel de azulejos de grandes dimensões, que foi executada pelo artista aos 25 anos de idade, entre 1959 e 1960. «Esta obra espelha a aprendizagem artística, a capacidade técnica e o percurso artístico dos anos iniciais da obra de Vasco Berardo, retrata uma época da evolução da pintura em Portugal, e apresenta, paralelamente, grande significado, quer para o ambiente político social conimbricense, quer mesmo como manifestação contra a ditadura vigente em Portugal».
O Carlos de Almeida e Vasco Berardo, são presos pela PIDE, respetivamente em 1960 e em 1961/62. Berardo esteve preso durante sete meses.

Dezembro 15, 2024 . 15:13

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right