União e Freguesias de Coimbra manifesta profundo pesar pela morte de Américo Petim
A União das Freguesias de Coimbra manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Américo Petim, tesoureiro desta União, ocorrido tragicamente na noite passada, em consequência de um incêndio na sua residência. «Ainda há poucos dias todos nós, executivo e todos os representantes dos partidos eleitos, tivemos a oportunidade de celebrar o seu 80.º aniversário no final da última assembleia de Freguesia com um brinde de saúde e longevidade», refere uma nota da União de Freguesias.
Américo Petim, juntamente com a sua esposa, perdeu a vida de forma abrupta, vítima de inalação de fumo. «Este infausto acontecimento priva Coimbra e a União das Freguesia de Coimbra de um ser humano ímpar, cuja bondade, integridade e dedicação à causa pública marcaram todos os que tiveram o privilégio de o conhecer», refere a mesma nota.
Natural da Beira, em Moçambique, Américo Petim fez de Coimbra a sua terra e dedicou grande parte da sua vida ao serviço da comunidade. Profissional de excelência, prestou apoio técnico, enquanto contabilista, a várias instituições da cidade, deixando um legado de competência e generosidade. Destacou-se também pelo seu incansável contributo voluntário na área social, com intervenção nos Escuteiros, na Santa Casa da Misericórdia, na Obra do Padre Serra, na Creche de S. Miguel, na Associação Vasco Berardo, no Centro Sócio Cultural Nossa Senhora de Lurdes, colocando sempre o bem comum acima de tudo. «Para esta União das Freguesias de Coimbra, foi um privilégio contar com a sabedoria, o profissionalismo e a amizade do Dr. Petim nos últimos sete anos. A sua ausência será profundamente sentida, mas o seu legado permanecerá como exemplo de dedicação e humanidade. À família e amigos, apresentamos as nossas mais sentidas condolências, partilhando a dor irreparável desta perda. Que o seu exemplo nos inspire a perpetuar o bem que semeou em vida».