Fogo de Seixo da Beira atingiu Reino do Pineal e obrigou 'moradores' a saírem
Fogo que deflagrou ontem à noite em Paranhos, no concelho de Seia, atingiu a freguesia de Seixo da Beira e chegou ao Reino do Pineal, onde os ainda residentes desta seita foram retirados, ainda que tenham oferecido alguma resistência à sua saída.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, foram «três ou quatro pessoas e alguns animais» do Reino do Pineal que tiveram que abandonar o espaço onde se encontravam, mas «ofereceram resistência a sair». Segundo António Pinto, o chão do Reino do Pineal «ardeu todo».
O alerta para as chamas em Seixo da Beira, concelho de Oliveira do hospital, foi dado cerca da meia noite, tratando-se do incêndio que já vinha de Paranhos. Em Seixo da Beira, a última noite foi complicada, segundo o comandante, com o fogo a lavrar com intensidade “ajudado” pelo «vento inconstante», dificuldades de acessos e impossibilidade de ajuda dos meios aéreos, visto tratar-se de incêndio noturno, mas durante a manhã de hoje já se procediam a trabalhos de rescaldo e vigilância.
Ainda segundo o comandante houve momentos em que a atuação dos bombeiros teve de estar centrada na proteção de habitações de outros bens que chegaram a estar ameaçados em Seixo da Beira e na localidade de Vale Torto. «Nada foi afetado», garantiu o comandante, informando também que no decorrer das operações de combate, um bombeiro de Tábua sofreu ferimentos ligeiros e foi assistido no Hospital de Seia.
No combate às chamas chegaram a estar 220 operacionais e 69 viaturas de várias corporações do distrito de Coimbra e da Guarda. Máquinas de rasto andaram também a consolidar o perímetro à volta do fogo e já durante a manhã de hoje entraram em ação grupos de reforço de incêndios rurais de Lisboa e Alentejo.
Setembro 14, 2024 . 14:30
Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.