Os rivais lisboetas Sporting e Benfica enfrentam os congéneres minhotos V. Guimarães e Braga, respetivamente, numa promissora 17.ª jornada da I Liga, com o FC Porto na expectativa e a liderança em jogo.
O Sporting entra hoje em ação, motivado por ter recuperado a liderança do campeonato e logo com uma vitória em casa sobre o Benfica, por 1-0. O dérbi lisboeta proporcionou a melhor estreia possível de Rui Borges, que trocou, precisamente, Guimarães por Alvalade, e marcou também a primeira derrota na competição de Bruno Lage. Rui Borges teve um batismo de fogo, três escassos dias após ter sido apresentado como treinador leonino, e não teve muito tempo para saborear o êxito, uma vez que vai conhecer novo desafio exigente perante a antiga equipa. Não obstante o desempenho excecional na Liga Conferência, na qual ficou apenas atrás do Chelsea na fase de liga, o V. Guimarães é apenas 6.º na I Liga.
Daniel Sousa, que sucedeu ao novo treinador do Sporting no emblema vimaranense, tentará quebrar o ciclo de quatro partidas seguidas sem vencer na prova, na qual a equipa minhota ganhou apenas dois dos últimos 11 jogos que disputou.
A abrir hoje a jornada 17, às 18h00, o FC Porto visita o Nacional na Choupana. O equipa treinada pelo conimbricense Vítor Bruno procura o quarto triunfo consecutivo, perante o 15.º classificado, primeira equipa acima da “zona vermelha”. Os “dragões” têm a expectativa de amealhar mais três pontos e acabar a jornada isolados no topo. Até porque o Sporting tem tarefa complicada a partir das 20h15 de hoje em Guimarães e, amanhã, o Benfica também não terá vida facilitada na receção ao Braga que atravessa uma fase negativa, com uma única vitória nos derradeiros quatro encontros e uma grande contestação ao treinador Carlos Carvalhal.
O Santa Clara, equipa sensação da época, recebe, no domingo, o Farense, liderado pelo mirandense Tozé Marreco, em crescendo no campeonato.
Amanhã, às 20h30, luta de “aflitos” no Bessa com a receção do Boavista ao Arouca.
Casa Pia e Estrela da Amadora recebem, domingo, Famalicão e Estoril, respetivamente, sendo que a ronda 17 fecha na segunda-feira (20h15) com o Gil Vicente-Rio Ave.
17.ª jornada
Hoje
Nacional-FC Porto 18h00
V. Guimarães-Sporting 20h15
Amanhã
Moreirense-AVS 15h30
Benfica-Braga 18h00
Boavista-Arouca 20h30
Domingo
Santa Clara-Farense 15h30
Casa Pia-Famalicão 18h00
Est. Amadora-Estoril 20h30
Segunda-feira
Gil Vicente-Rio Ave 20h15