Homenageada Odete Isabel, primeira presidente da Câmara da Mealhada
Cerca de duas centenas de pessoas prestaram a sua homenagem, com presença num jantar em Luso, na noite da passada sexta-feira, a Maria Odete Isabel, a primeira presidente da Câmara Municipal da Mealhada – e uma das primeiras cinco mulheres em todo o país - eleita após o 25 de Abril, nas primeiras autárquicas livres. Esta eleição a 12 de dezembro de 1976 aconteceu pela bandeira socialista, partido, concretamente a Comissão Política na Mealhada, que levou a cabo esta homenagem, onde esteve também Augusto Mamede, vice-presidente desse primeiro executivo camarário.
A sala do espaço hoteleiro em Luso estava repleta de militantes do PS e simpatizantes do partido, mas também de amigos da Maria Odete Isabel, que assim prestaram homenagem à sua obra perpetuada no concelho da Mealhada. Esteve ainda presente o único elemento vivo, além de Maria Odete Isabel, que integrou o primeiro executivo da Câmara em 1976, Augusto Mamede, que foi seu vice-presidente, também eleito pelo PS.
Emocionada com o número de pessoas presentes, Maria Odete Isabel começou por dizer que estava «muito longe de imaginar que isto ia ser assim. No ano em que festejamos 50 do 25 de Abril, já imaginaram a alegria que vai neste coração?». «Ninguém faz nada sozinho e o sucesso das eleições de 1976, e o trabalho após isso, deveu-se à população e ao pessoal camarário», recordou a homenageada, confessando que «muita coisa foi feita e correu bem, mas também muita não o foi e correu mal».