APPACDM assina protocolo para garantir limpeza de ruas e passeios na Quinta da Portela
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais assinaram hoje um protocolo para efetuar a limpeza de ruas e passeios na Portela, Vila Franca e Quinta da Malavada.
Os trabalhos de limpeza são assegurados pelos colaboradores da empresa Ambiente e pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, ambos pertencentes à APPACDM de Coimbra, e serão realizados sob orientação de Sérgio Santos, o responsável pelo grupo, que explicou que os trabalhos consistem na retirada do lixo urbano, apanha de folhas e o corte de infestantes em passeios e arruamentos.
O protocolo, com a duração de um ano, «é muito importante» para o setor empresarial da Associação, por permitir «a afirmação das capacidades das pessoas com deficiência intelectual», referiu a presidente da direção da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, além de ser também «uma oportunidade para que estas pessoas tenham o seu trabalho e a sua autonomia. A presidente da APPACDM mostrou-se muito satisfeita com a assinatura deste protocolo que se realizou hoje de manhã, em frente a Igreja de São João Baptista, na Quinta da Portela, «porque também pode ser o exemplo para que outras autarquias locais ou outras entidades se juntem a nós, pois estamos disponíveis».O objetivo é também «angariar excedentes para investir na qualidade de atendimento que estas pessoas merecem», tendo em conta que as ajudas do Estado não são suficientes.
Para José Francisco Rodeiro, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, ter a APPACDM como parceiro «e um ato de grande simbolismo, pois é o reconhecimento do trabalho que a instituição desenvolve junto das pessoas com estas dificuldades». O protocolo agora assinado, «é a delegação na APPACDM da limpeza destes espaços que já era responsabilidade da Junta de Freguesia», no âmbito de um auto de transferência de competências da Câmara Municipal de Coimbra. «A experiência que temos tido tem sido muito frutuosa em benefício dos que residem nesta urbanização. Basta olhar para vermos que está muito bem tratado», referiu José Francisco Rodeiro, evidenciando o local em que decorreu a formalização do acordo. A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais irá pagar por este serviço, que será realizado por nove colaboradores da empresa Ambiente e por oito utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, um valor mensal de cerca de 1.500 euros.