Parceria entre UC e CTCV fortalece inovação e qualificação
A Universidade de Coimbra (UC), através do Factory Lab, e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) estabeleceram recentemente uma parceria estratégica com o objetivo de fortalecer a inovação e promover a qualificação de profissionais nos setores da cerâmica, vidro e recursos minerais.
Inaugurado em julho de 2024, o Factory Lab consolida, assim, «o seu papel como motor de apoio à inovação e à capacitação técnica da indústria nacional», enquanto o CTCV se «destaca como uma entidade de excelência no desenvolvimento de tecnologias avançadas para os setores da cerâmica, do vidro e dos recursos minerais» lê-se em nota de imprensa.
Nesse mesmo documento, o CTCV explica que «esta colaboração estratégica visa «não apenas fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras», mas também «reforçar a formação de profissionais altamente qualificados, capazes de responder aos desafios e oportunidades de um mercado em constante evolução». De resto, a parceria entre a Universidade de Coimbra e o CTCV «representa um passo significativo para alavancar a competitividade dos setores da cerâmica, do vidro e dos recursos minerais, combinando know-how científico e tecnológico em prol do progresso sustentável e da modernização da indústria».
CTCV e IPQ criam balcão para as empresas
No dia em que foi formalizada esta parceria, o CTCV inaugurou também dois pontos de Consulta de Normas da Rede Descentralizada de Consulta de Normas (Rede dcN) na cidade de Coimbra. Estas estruturas resultam de uma parceria com o Instituto Português da Qualidade (IPQ), de forma a facilitar o acesso às Normas Portuguesas, Europeias e Normas ISO de versão portuguesa. Para o presidente do Conselho de Administração do CTCV, esta aposta, formalizada a 8 deste mês, permitirá a «consulta das normas que se aplicam» às empresas e a realização de ações de formação junto dos técnicos de entidades empresariais que atuam na área da cerâmica, do vidro e dos recursos minerais». Lembrando que muitas vezes «as empresas não prestam a devida atenção às normas», Jorge Marques dos Santos prometeu ainda «publicitar e trazer empresas» ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, com o intuito de virem a ser potenciadas ações futuras.
Por sua vez, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ), enalteceu que a assinatura deste contrato vai «aprofundar o vínculo entre o CTCV e o Instituto Português da Qualidade». João Pimentel lembrou também que esta rede «explodiu em 2024 nas universidades, institutos politécnicos» e, com a chegada ao CTCV, vai, juntamente com a Plataforma de Gestão da Qualidade para Startups, «ajudar a implementar práticas de gestão da qualidade desde a fase inicial de suas operações».
De referir ainda que esta parceria entre o CTCV e o IPQ insere-se num esforço mais amplo de descentralizar o acesso às normas em todo o país, tornando a informação considerada importante e crucial, «mais acessível às empresas e à comunidade académica local». Os balcões funcionam das 9h00 às 18h00 no Lufapo Hub e no CTCV (no IParque)