Anteprojeto da obra da Escola José Falcão é apresentado hoje
O anteprojeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão, da autoria da equipa da Universidade de Coimbra liderada por João Mendes Ribeiro e Gonçalo Canto Moniz, vai ser apresentado hoje na reunião do executivo municipal. Estima-se que a obra custe 23.581.009 euros (mais IVA) e que o projeto de execução esteja concluído no prazo de 180 dias.
O anteprojeto, segundo uma nota de Imprensa do Município, mantém as funções de alguns espaços da escola e, em outros casos, são propostas modificações que visam a adequação dos espaços às atuais exigências pedagógicas e de conforto da comunidade escolar. Este documento contempla ainda as acessibilidades a todos os espaços escolares, o reforço de salas de apoio e de instalações sanitárias, a adequação da cantina e bar, do auditório e dos espaços dedicados à educação física, e, na generalidade, a melhoria das condições físicas de todas as áreas. Vai proceder-se ao reforço estrutural do edificado, que se encontra bastante degradado, fruto dos anos de utilização e da falta de manutenção.
“Passo importantíssimo”
«Com a aprovação do anteprojeto da Escola Secundária José Falcão estamos a dar um passo importantíssimo para o bem-estar de toda a comunidade escolar, e a preservar e a devolver à cidade este espaço que faz parte da memória coletiva de Coimbra – sobretudo enquanto Liceu D. João III», sublinha a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, citada na mesma nota de Imprensa.
O projeto aponta sobretudo para os problemas estruturais da Escola, como o deficiente comportamento das coberturas e a reduzida eficiência das caixilharias, e também para a necessidade de adotar medidas de melhoria da eficiência energética, acústica e estrutural (nomeadamente face aos riscos de natureza sísmica), para além da reabilitação da generalidade das infraestruturas (elétricas, abastecimento de águas, saneamento, drenagem de águas pluviais e superficiais, AVAC). Vão também ser instalados três elevadores com o objetivo de permitir acessibilidade a todos os espaços.|