Exercício de evacuação em cenários de incêndio rural este sábado em Torres do Mondego
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai realizar esta sexta-feira o seminário “Decisões e Planos de Evacuação em Cenários de Incêndio Rural”, no Departamento de Engenharia Civil (DEC), no Polo II da Universidade de Coimbra, estando previsto, no sábado um exercício de evacuação, na freguesia de Torres do Mondego.
Apresentar os resultados e as conclusões alcançadas no projeto “EvacuarFloresta”, que visa contribuir para a definição de um sistema de apoio à decisão que proteja as comunidades em risco e mitigue os desafios associados à evacuação durante incêndios rurais, é o grande objetivo deste evento cujo momento alto acontecerá no sábado, mas que incluirá, na sexta-feira, durante a manhã, palestras sobre temas como estratégias de evacuação, gestão de riscos em incêndios rurais e o uso de ferramentas de simulação. Durante a tarde, será realizado um curso de formação dedicado ao programa numérico Fire Dynamics Simulator (FDS), ministrado pelo professor Jianping Zhang, da Universidade de Ulster.
Quanto a exercício de evecuação sábado de manhã decorrerá em Ribeira da Misarela, na freguesia de Torres do Mondego, contando com a colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Junta de Freguesia, assim como a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes e da Cruz Vermelha Portuguesa.
O “EvacuarFloresta” é liderado por Aldina Santiago, professora do DEC e investigadora do Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering (ISISE), e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este projeto conta com parceiros como a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), o Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ), o Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais (NICIF), o Instituto Jurídico (IJ) e o Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da UC.
A participação no evento é gratuita e os participantes receberão um Certificado de Participação. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.