Sporting vence Nacional e reforça liderança da I Liga
O Sporting aproveitou hoje o "tropeção" do Benfica para reforçar a liderança da I Liga, ao vencer por 2-0 na receção ao Nacional, em jogo da 19.ª jornada da competição.
Já depois de os "encarnados" terem perdido com o Casa Pia (3-1), os "leões" construíram o triunfo sobre os madeirenses com golos de Trincão (45+1 minutos) e do jovem João Simões (90'), de 18 anos, que tinha substituído o extremo segundos antes e estreou-se a marcar pela equipa principal.
Os "leões", em vésperas de defrontarem o Bolonha na derradeira ronda da Liga dos Campeões, passam a somar 47 pontos, mais seis do que as "águias", segundas colocadas, e mais sete face ao FC Porto, terceiro, que joga este domingo com o Santa Clara. Por seu lado, o Nacional, que vinha de duas vitórias consecutivas no campeonato, é 14.º, com 19.
O Benfica sofreu a terceira derrota nos últimos quatro jogos na I Liga, na visita ao Casa Pia, por 3-1. Em Rio Maior, o argentino Angel Di María colocou os "encarnados" na frente, aos 14 minutos, de grande penalidade, mas Cassiano, aos 32, Nuno Moreira, aos 60, e Livolant, aos 90+4, garantiram a primeira vitória de sempre dos "gansos" sobre as ‘águias’ na I Liga, uma vez que o último triunfo remontava ao Campeonato de Lisboa de 1938/39, ou seja há 86 anos.
Após as derrotas com Sporting e Braga, seguidas de um triunfo sobre o Famalicão, o Benfica (41 pontos) voltou a averbar um desaire no campeonato. Viu o Sporting distanciar-se na liderança e pode perder o 2.º lugar para o FC Porto (40). Já o Casa Pia conquistou a quinta vitória nos últimos seis encontros na I Liga e segue na sexta posição, com 30 pontos, provisoriamente a apenas um dos açorianos, que são quintos colocados.
O Rio Ave voltou às vitórias na I Liga, ao vencer na visita ao Farense, por 2-1. A formação comandada por Petit assegurou o sexto triunfo na prova e somou 23 pontos, igualando provisoriamente o Moreirense no oitavo lugar.
Kiko Bondoso, aos 22 minutos, e Clayton, aos 59, marcaram os golos dos vilacondenses, enquanto Tomané reduziu para os anfitriões algarvios, aos 82, na conversão de uma grande penalidade, sem evitar o quinto jogo sem vencer para os pupilos do mirandense Tozé Marreco, antepenúltimos classificados, com 15 pontos.
Famalicão e Estrela da Amadora foram hoje incapazes de alterar o "nulo". Os famalicenses levam nove partidas consecutivas sem triunfos no campeonato - desde novembro do ano passado -, as últimas seis já sob o comando de Hugo Oliveira, e ocupam o 12.º lugar, com 21 pontos, sendo que nos últimos 16 encontros apenas alcançaram uma vitória. Já o Estrela da Amadora averbou o quarto jogo seguido sem vencer e continua sem triunfar fora de casa, estando no 15.º posto, com 17 pontos, apenas dois acima da zona de despromoção.