Areaclientedc
Última Hora
Pub

PDM de Góis revisto acolhe duas áreas para investimento da Lusiaves

Empresa manifestou essa intenção a seguir aos incêndios de 2017

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Góis, no interior do distrito de Coimbra, contempla duas áreas para investimentos da Lusiaves, que manifestou essa intenção a seguir aos incêndios de 2017. O presidente da Câmara Municipal, Rui Sampaio, disse  que o interesse de construir duas unidades avícolas no concelho foi renovado pela empresa. "Foi reiterado o interesse no investimento, que poderá fazer uma viragem económica em Góis", salientou o autarca.

Em 2019, o grupo Lusiaves, sediado em Leiria, anunciou que tinha identificado dois terrenos em Góis para unidades de produção e estabelecido protocolos nesse sentido. Na altura, a empresa previa um investimento superior a 11,5 milhões de euros e a criação de 65 postos de trabalho.

Para estes investimentos, o PDM de Góis reservou duas áreas, uma no Vale da Lapa, que está em zona de conflito administrativo com o concelho da Lousã, e na Carvalhinha. A primeira revisão do documento, iniciada há quase uma década, foi aprovada na quinta-feira, por unanimidade, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal.

O processo contou com dois períodos de discussão pública, nos quais foram apresentadas 135 participações, das quais 67,4% foram total ou parcialmente aceites e 32,6% não aceites.

Segundo o presidente da Câmara de Góis, foram atendidas algumas reclamações para viabilizar a construção de habitação em áreas de aglomerados urbanos que estavam impedidas.

"O PDM é um documento dinâmico que pode vir a acolher outros interesses de investimento que contribuam para o desenvolvimento sustentado do concelho", sublinhou Rui Sampaio.

Após a aprovação em Assembleia Municipal, segue-se o envio do documento para ratificação através de Resolução de Conselho de Ministros e publicação em Diário de República, entrando depois em vigor.

Janeiro 31, 2025 . 23:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right